Quais são os assuntos mais relevantes para o desenvolvimento sustentável na indústria do turismo? Como as empresas e os empreendedores podem atuar de forma mais responsável? Onde buscar a inspiração para iniciar essa jornada?
Para montar a grade desta edição, Gustavo Pinto, curador do Teatro Transformation, teve o apoio de seis organizações reconhecidas em suas áreas de atuação e que advogam pelo turismo responsável em toda a América Latina. “Destacamos o tema mais pertinente para as organizações parceiras, considerando a especialidade de cada uma, e selecionamos outros assuntos que requerem atenção urgente do setor”, explica o curador do espaço e um dos maiores especialistas em turismo responsável do Brasil.
A participação das entidades parceiras – em ordem alfabética, Adventure Travel Trade; Asociación Colombiana de Turismo Responsable (Colômbia); Fundação Panameña Turismo Sostenible (Panamá); Instituto Vivejar (Brasil); La Mano del Mono (México) e World Indigenous Tourism Alliance (baseada no Chile) – garante um olhar para problemas e soluções genuinamente latino-americanas e dá exemplo no quesito inclusão. “Além disso, teremos speakers do Brasil, Argentina, Panamá, Chile, Guatemala, Colômbia, Costa Rica e México, o que faz da programação deste ano a mais regional e diversa até hoje”, comemora Gustavo.
Entre outros, os temas abordados no palco deste teatro dialogam sobre a importância da personalização, automação e sustentabilidade na indústria do turismo, que serão abordados por Raquel Pazos, CEO do Ibiti Projeto, e Carlos Humberto, CEO e fundador da Diáspora Back.
Outro destaque é a participação de finalistas do Prêmio de Turismo Responsável nos painéis e debates. “É uma grande oportunidade para o público conhecer mais a fundo a história deles, aprender com eles e se conectar com aqueles que estão fazendo a diferença no setor”, destaca Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America. As associações parceiras também participam do processo de seleção, julgamento e de entrega do Prêmio de Turismo Responsável que acontece no teatro Explore Transformation a partir das 18h do dia 16 de abril de 2024.
A programação completa de palestras, painéis e debates estará disponível em breve no site da WTM Latin America. Os temas também estarão disponíveis no Connect Me, plataforma de agendamento de reuniões, que permite planejar o roteiro de visitas durante os três dias de evento. A WTM Latin America ocorre entre 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Gratuito e obrigatório para a visitação, independentemente da categoria do visitante – trade, imprensa, autoridades e estudantes, o credenciamento já está disponível pelo site, a partir de páginas em português, inglês ou espanhol.
Sobre a WTM Latin America
A WTM Latin America é realizada, anualmente, em São Paulo e atrai mais de 27 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Em sua mais recente edição, em 2023, a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de seis mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores. Os conteúdos da WTM Latin America estão disponíveis em inglês, espanhol e português.
Assessoria de imprensa