Neste domingo (05), as torres do Congresso Nacional serão iluminadas com a frase “Holocausto Nunca Mais” das 19h à meia noite, em uma iniciativa da Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio institucional do Congresso Nacional.
Essa ação ocorre em memória aos seis milhões de judeus e outros tantos milhares de minorias exterminadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, no episódio mais sombrio da história moderna. O dia, conhecido como Yom Hashoá (Dia da Lembrança do Holocausto), é um momento para honrar a resistência daqueles que se rebelaram em cidades europeias ocupadas e campos de concentração, e honrar a memória de tantas vítimas que morreram ou ficaram traumatizadas. Neste dia, em Israel, as sirenes de alarme soam e guardam-se dois minutos de silêncio, reafirmando o compromisso de “lembrar e recordar – jamais esquecer”.
O presidente da Conib, Claudio Lottenberg, destaca a importância de nunca esquecer esse episódio sombrio para evitar que algo semelhante aconteça novamente. “Relembrar o Holocausto é mais do que uma homenagem às vítimas; é um compromisso com a justiça, a tolerância e a humanidade. Iluminar as torres do Congresso com ‘Holocausto Nunca Mais’ é um lembrete solene de nossa responsabilidade coletiva de nunca esquecer e de nunca permitir que tal horror não volte a ocorrer nunca mais, com nenhum povo, minoria ou etnia”.
Comunidade judaica paulista homenageará sobreviventes do Holocaust
Também neste domingo, para marcar esta importante data, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) realiza, às 18h30, no Clube A Hebraica (Rua Hungria, 1000) o “Ato de Yom Hashoá” , que contará com a presença de sobreviventes do Holocausto, jovens dos movimentos juvenis e lideranças da comunidade judaica.
Também será rendida uma homenagem às vítimas do atentado terrorista de 7 de outubro com o acendimento simbólico de sete velas (uma a mais do que é feito tradicionalmente).
“Este é um momento crucial para reafirmarmos nosso compromisso inabalável de preservar a memória das vítimas do Holocausto e de nunca esquecermos as lições dolorosas do passado. Que este ato de lembrança seja um testemunho vivo de nossa determinação em lutar contra o ódio, o antissemitismo e a intolerância, construindo um mundo mais justo e compassivo para as gerações futuras”, frisou Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo
A realização do Ato de Yom Hashoá é da Federação Israelita do Estado de São Paulo e Conselho Juvenil Sionista, com apoio da A Hebraica, Memorial do Holocausto, Agência Judaica e Fundo Comunitário.
Assessoria de imprensa



