Ações, desenvolvidas pelo Sebrae e parceiros, contribuem com o fortalecimento dos festejos juninos e inspiram novas ações com foco em desenvolvimento social e econômico
Sinônimo de alegria, forró e de valorização da riqueza cultural nordestina, as festas juninas também podem se transformar em exemplos bem-sucedidos de práticas que podem ser replicadas no universo empresarial e até mesmo no cotidiano social. Dessa forma, atento ao conceito de ASG (ambiental, social e governança), o Sebrae/PB, em parceria com a Prefeitura de Monteiro, desenvolveu uma série de ações no Sítio São Francisco, que é uma das principais programações de São João da cidade, com o objetivo de disseminar e fomentar esses valores.
Conforme explica a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, o objetivo é trazer novos conceitos para o Sítio São Francisco, que já se consolidou na programação junina do município por oferecer ao público o melhor do artesanato, da gastronomia e da cultura do cariri paraibano. Ainda segundo a gerente, os três eixos da ‘Agenda ASG’ foram contemplados com ações que também podem inspirar empreendedores e gestores públicos.
No primeiro desses eixos, o da sustentabilidade ambiental, uma parceria com o projeto Recicla Monteiro, que já é desenvolvido pela prefeitura com foco em educação ambiental e assistência social, está permitindo que todos os atores da cadeia produtiva da reciclagem sejam contemplados. Dessa forma, são realizadas no local ações como a coleta seletiva, a triagem adequada dos resíduos e a sua destinação para cooperativas e organizações sociais especializadas.
Já no eixo social, a ação escolhida está relacionada ao empreendedorismo feminino. “Nós direcionamos um espaço dentro do sítio para promover e estimular conexões relacionadas com o empreendedorismo feminino. Essa é uma iniciativa em parceria com a Rede Delas, projeto que já existe e foi criado pelo Sebrae com o apoio de parceiros justamente para fomentar esse empoderamento feminino. Então, no Sítio São Francisco, nós destinamos toda a feirinha para essa finalidade, promovendo a inclusão social feminina através do artesanato, da gastronomia e da economia criativa”, explicou Madalena Arruda.
Por fim, o terceiro eixo, o da governança, busca estimular, por meio da cooperação, a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social. “Quando falamos em governança, estamos falando sobre a integração de parceiros para a criação de um ambiente que promova inclusão social e econômica. No caso do Sítio São Francisco, essa integração e cooperação beneficiaram diretamente a diversidade de segmentos que lá estão representados, como a música, o audiovisual, a gastronomia e o turismo. Além disso, também houve um incentivo, entre esses atores, para as compras locais, ou seja, a governança também atuando de forma integrada para beneficiar outras cadeias produtivas”, enfatizou a gerente.
Ainda falando sobre as ações desenvolvidas no Sítio São Francisco, cuja programação gratuita segue até 29 de junho, Madalena Arruda destacou o legado desse trabalho. “Nós conseguimos cumprir com o nosso objetivo estratégico ao estimular o empreendedorismo, a competitividade e a sustentabilidade, aliados com a responsabilidade social. Além disso, conseguimos fortalecer, por meio desse trabalho, a cooperação e a governança compartilhada que já existiam entre diversos parceiros, que juntos estão contribuindo decisivamente para transformar a nossa região”, concluiu a gerente.
Assessoria de imprensa