In_Barca: Sebrae lança novo programa focado em inovação nos pequenos negócios

Cotidiano

Empreendedores conheceram detalhes da iniciativa que vai oferecer aulas práticas e mentorias para auxiliá-los a criar diferenciais em suas empresas

Um momento para ampliar os conhecimentos e compartilhar ideias focando na inovação dos pequenos negócios. Assim foi o lançamento do “In_Barca”, novo programa do Sebrae/PB com foco na inovação das micro e pequenas empresas. O evento foi realizado em João Pessoa, nesta terça-feira (23), e as atividades do programa estão previstas para começar em agosto.

Com duração de oito semanas, o “In_Barca” terá atividades teóricas, com consultorias, e também atividades práticas com mentorias exclusivas para que os participantes criem projetos de inovação e consigam aplicar em seus negócios, melhorando gestão, alguma etapa do processo produtivo ou até mesmo o produto ou serviço oferecido. “Com esse novo projeto o Sebrae reforça seu compromisso com os empreendedores em apoiá-los a buscar novas soluções, melhorar suas empresas, gerando emprego e renda na Paraíba”, destacou o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo.

Mais do que apontar caminhos para o empreendedor inovar, o “In_Barca” quer proporcionar aos participantes uma imersão no conceito da inovação para incentivá-los ao vislumbrar oportunidades dentro do que a empresa já tem ou pode conquistar, conforme explica a gerente da Unidade de Educação Empreendedora, Humara Medeiros. “Esse programa foi pensado na ideia de que a gente possa atender as empresas para implantar a cultura da inovação. É um programa para que os empreendedores vejam que a inovação não é tecnologia. É um processo que precisa de pessoas e trazer coisas que, às vezes, você tem na empresa e pode melhorar, ou até mesmo trazer coisas novas e diferenciar o seu negócio”, disse.

Para detalhar o programa e estimular o público para vislumbrar novas oportunidades, os participantes do evento desta terça-feira conheceram iniciativas de dois empreendedores que têm apostado na inovação e conseguido resultados satisfatórios para os seus negócios. Neto Porto, um dos responsáveis pela empresa de alimentos inclusivos Delaine Sem Trigo, sediada em João Pessoa, compartilhou sua experiência à frente da empresa. Para ele, no processo de inovação o empreendedor precisa parar e analisar o seu negócio com cautela e estar aberto às possibilidades apontadas, muitas vezes, pelo próprio mercado. “É importante que o empresário pense fora da caixa e até mesmo fora de um produto ou de uma área que, de repente, a empresa dele ainda não explora. Nós trabalhamos com alimentação inclusiva, para quem tem restrições alimentares, que é uma dor da sociedade que nós tentamos sanar. E estamos só começando”, revelou o empreendedor.

Por sua vez, a diretora do Grupo Oficina, Soni Cassiano, reforçou a importância dos empreendedores estarem atentos às mudanças do mercado e não terem medo da concorrência. Ela destacou ainda o consumidor como um aliado do empresário no momento de buscar novas soluções. “É preciso buscar o processo de inovação a partir da observação do comportamento do consumidor e também dos problemas internos da empresa que se quer solucionar. As ideias de todas as empresas que temos no nosso hub surgiram, porque mudamos a ótica, saindo dos problemas e olhando como oportunidades. Isso nos motiva”, complementou Soni Cassiano.

Inscrições abertas – O “In_Barca” é voltado para pequenas e médias empresas já com certa vivência no mercado e que tenham necessidade de melhorar algum processo dos seus produtos ou serviços. Entre os temas que serão abordados durante a jornada de capacitação, estão: planejamento estratégico; exploração de oportunidades; identificação e definição de soluções; modelagem de negócio; mapeamento de concorrência e diferencial competitivo; estratégias de comunicação e vendas; aperfeiçoamento de projetos; e estabelecimento de marcos e métricas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link: https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/203310919-programa-jornada-de-inovacao-para-micro-e-pequenas-empresas-in-barca.

Assessoria de imprensa