Agência quer inspirar meninas e mulheres a ingressarem em profissões do setor aéreo e traz, pela primeira vez, documentário canadense ao Brasil
O programa Asas para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), traz para o Brasil pela primeira vez o documentário Only Up, da controladora de tráfego aéreo e ativista canadense Kendra Kincade. A iniciativa é fruto do projeto Mulheres na Aviação, que tem o objetivo de impulsionar o ingresso de mulheres no setor aéreo.
Hoje, no Brasil, mulheres são apenas 3% dos pilotos e dos mecânicos de manutenção aeronáutica, e pouco mais de 10% dos engenheiros do setor são do sexo feminino. Para fomentar a entrada de mais mulheres na aviação brasileira, a Agência promoverá três eventos com debates e exibições gratuitas do documentário Only Up nas cidades de Brasília (DF), no dia 10 de setembro, em São José dos Campos (SP), no dia 11 de setembro, e no Rio de Janeiro (RJ), em 12 de setembro.
A ação pretende fomentar debates femininos, entre profissionais de carreiras diversas, a trocarem experiências sobre os desafios e as oportunidades no setor aéreo e inspirar meninas e mulheres com suas histórias de superação.
Em Brasília, o evento acontecerá no dia 10 de setembro e será dividido em duas etapas. Às 16h, será realizado um debate no auditório da sede da Agência com transmissão ao vivo pelo canal da Anac no Youtube. Nele, estarão presentes Kendra Kincade e Cassandra Hepp, representantes das associação sem fins lucrativos Elevate Aviation, do Canadá, Fernanda Polesca, Presidente da Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (Amab), Carla Antloga, Professora e Pesquisadora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Brasília, a major-Brigadeiro Carla Lyrio, da Força Aérea Brasileira e a fundadora do canal “Quebrando a inércia”, Emanuelle Marafon. O painel contará com a moderação de Ana Benevides, chefe de Gabinete na Anac, e será precedido de uma apresentação de Mariana Altoé, Diretora Substituta na Anac, sobre as iniciativas do Programa “Asas para todos” associadas à promoção de Mulheres na Aviação.
Após os painéis, a Anac disponibilizará transporte para aqueles que quiserem assistir ao filme no Cine Brasília, que será exibido gratuitamente, às 19h. O filme tem classificação indicativa livre e não há necessidade de retirada de ingressos. Para os estudantes e interessados em receber um certificado de participação no evento, basta se inscrever no Portal de Capacitação da Anac.
A parceria com o Cine Brasília retrata a essência do programa Asas para Todos, que tem como alicerces a diversidade e a inclusão. Além de ser um dos mais icônicos cinemas de rua do país, o Cine Brasília foi casa para exibições históricas do cinema nacional e uma instituição comprometida com os mesmos pilares do programa da Anac.
No dia 11 de setembro, o debate e a exibição do filme serão realizados na cidade de São José dos Campos, no Auditório Weiss, do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), às 14h.
E no Rio de Janeiro, a programação está prevista para o dia 12 de setembro, a partir das 13h, no Auditório do Palácio da Fazenda, 13º andar, no centro da cidade.
A programação completa dos três dias e links para inscrições você confere no site do programa Asas para Todos.
Assessoria de imprensa