O Roteiro José Lins do Rêgo e a Rota dos Ateliês Criativos celebram a riqueza histórica, artística e cultural das cidades de Pilar e Itabaiana
Viver a experiência de estar imerso nos cenários e paisagens de tirar o fôlego presentes nas obras de José Lins do Rêgo e ainda por cima conhecer o que há de melhor nas artes e na gastronomia paraibana. Foi essa a experiencia que o Famtour Gastronômica Vale do Paraíba, promovido pelo Sebrae/PB em parceria com a PBTur, proporcionou a um grupo de agentes de viagens nesta quarta-feira (11).
Os participantes tiverem a oportunidade de conhecer os encantos da Rota Gastronômica do Vale do Paraíba. Esse passeio inclui dois momentos: o Roteiro José Lins do Rêgo e a Rota dos Ateliês Criativos. Esse roteiro faz parte do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART).
Já a Rota Gastronômica do Vale do Paraíba uniu os municípios de Pilar e Itabaiana em um roteiro poético capaz de proporcionar grandes emoções e não apenas em quem conhece a fundo e admira a trajetória e a obra do escritor paraibano, mas a qualquer visitante. “A experiência de unir gastronomia, arte e cultura é enriquecedora e possibilita o impacto emocional nos visitantes, considerando a diversidade humana e as expressões culturais autênticas”, explicou a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim.
A primeira parte deste roteiro incluiu visitas a locais históricos e culturais que homenageiam o renomado escritor paraibano. O passeio começou às 8h com um café da manhã com o Receptivo Gastronômico Meu Quintal. Logo em seguida, na cidade de Pilar, os visitantes foram recepcionados pelo personagem José Lins do Rêgo, oferecendo uma verdadeira imersão na vida e obra do autor na Casa Câmara.
A programação continuou com uma visita guiada ao Engenho Corredor. No local, os visitantes participaram de uma ação de reflorestamento em frente à senzala e de um sarau com um ator e poeta que interpreta o autor de Menino de Engenho.
Os agentes de viagens também conheceram o Ateliê Colaborativo Arte Sacra e o Engenho Maravalha, em São Miguel de Taipu, e realizaram atividades no Ateliê Clair Leitão. Eles ainda passaram pelo Ateliê Rafael Pereira.
O ponto alto desse primeiro momento, foi o Sarau Literário com um cordelista na Igreja Matriz, de onde seguiram para uma oficina de pirografia no Ateliê Artes em Madeira. O roteiro prosseguiu com uma visita ao Monumento de Nossa Senhora da Conceição, lá os visitantes foram recepcionados ao som de violino para momento de reflexão.
Em Itabaiana, o grupo encerrou o dia no Ateliê da Nevinha, participando de uma oficina de panelas de argila e no Ateliê Ana Cunha onde colocaram a mão na massa e testaram seus dotes artísticos e culinários em uma oficina de pinturas em biscoitos caseiros. O jantar encerrou a experiência na Restaurante Cantina do João.
Assessoria de imprensa