O Governador João Azevêdo, afirmou, nesta segunda-feira (16), que a Paraíba estava voltando a ser o Estado mais competitivo do Nordeste e que, dentro dos 10 pilares analisados por especialistas, um é a Segurança Pública. “Nós somos a melhor segurança pública do Norte/Nordeste”, afirmou. Os dados, conforme o governador, são da CLT (Centro de Lideranças Públicas). “Esses números não são do Estado, são dos fóruns e são analisados por meio da CLT. Isso já é uma resposta clara de que isso é uma falácia – de que a Paraíba está dominado por facções criminosas – e que verdadeiramente o conceito de João Pessoa, como uma capital segura, está tão consolidado que isso não afetou e nem vai afetar o nosso turismo. Basta você vê a ocupação dos hoteis”, enfatizou.
João Azevêdo afirmou que as declarações de alguns candidatos à Prefeitura de João Pessoa, de que a capital paraibana estaria entregue à marginalidade, além não “afeta” o segmento turístico, muito menos, inibe investimentos, por exemplo, no segmento de hotelaria. “A fala, se se tornasse constante, se fosse verdadeira, poderia prejudicar. Entretanto, nós sabemos que não é uma fala real, é uma fala sobre uma disputa política, e que não se demonstra real, diante dos números que nossa Segurança oferece.
De acordo com o governador, os dados da CLT “já são uma resposta clara de que isso é uma falácia e que verdadeiramente o conceito de João Pessoa como uma capital segura está tão consolidado”.
Capital dos esportes
O governador disse ainda, que o que o governo trabalha exatamente nesse momento é a recepção de grandes eventos esportivos, como o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, com as medalhistas olímpicas, em Paris em João Pessoa. “O ginásio (O Ronaldão) está sendo entregue totalmente recuperado. Em outubro, iremos receber o Campeonato de Vôlei de Praia, uma etapa do Mundial sub-21, uma etapa nacional e outra do Top-12. Serão mais de 15 dias de vôlei com a Paraíba se tornando a Capital Mundial do Vôlei”, pontuou.
“Em novembro, nós teremos os Jogos da Juventude, com 4,5 mil atletas que chegarão à Paraíba. Teremos todo o mês com as reservas dos hoteis bloqueadas, e nós aproveitamos o intervalo entre as competições de vôlei e os Jogos estudantis para criar um programa que, a partir de agora, entra no calendário esportivo, que é a Paraíba Beach Games, com 45 dias de jogos ao ar livre na beira da praia, fazendo com que a Paraíba se consolide nos esportes ao ar livre. Diversas seleções, algumas que participaram das Olimpíadas de Paris, escolheram João Pessoa para treinar na praia de Cabo Branco. Isso nos fortaleceu e fez com que a gente projetasse esse novo evento em João Pessoa e que vai impactar economicamente em toda a cadeia produtiva da capital paraibana”, enfatizou.
Fábio Cardoso