Destino se destaca pela cultura e atrativos turísticos no Agreste pernambucano
Gravatá (PE) recebeu recentemente o reconhecimento do Ministério do Turismo como “Município Turístico” na categorização do novo Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Em Pernambuco, apenas nove dos 44 municípios presentes no Mapa do Turismo Brasileiro até o início de setembro receberam esta distinção.
A designação destaca Gravatá por seu alto fluxo de visitantes e por oferecer atrativos e serviços turísticos variados, que garantem uma infraestrutura de qualidade para receber bem os visitantes. Ao longo do ano, a cidade vive uma efervescência motivada também pelo calendário de eventos. Depois da alta estação de junho e julho, marcada pelo inverno, o São João e as férias, a cidade se prepara para as celebrações natalinas, outra época marcada pelo incremento de visitantes.
Distante aproximadamente 80 km do Recife, Gravatá é considerado polo natalino de Pernambuco, com uma festa marcada por paradas, cantatas, apresentações musicais e um já tradicional espetáculo aéreo, que atrai uma multidão para o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar no mês de dezembro. Todos os grupos de dança e artistas da cidade já se mobilizam para a festa, que integra o calendário turístico do Estado.
Em 2024, a programação se inicia já a partir do final de novembro, com um desfile natalino e a inauguração da decoração especial no Tardes no Polo. O evento mensal movimenta o Polo Moveleiro e entra totalmente no clima de fim de ano com personagens, casa do Papai Noel e barracas oferecendo o melhor da gastronomia da cidade e artigos temáticos.
Outros atrativos
Além das festividades natalinas, Gravatá oferece uma experiência completa para quem a visita. O município é um centro cultural vibrante, com atrativos que vão desde shows de forró gratuitos no Mercado Cultural a uma variada produção artesanal, exibida no Estação do Artesão. O Polo Moveleiro, com sua arquitetura diferenciada, as famosas lojas de móveis, artesanato e o melhor da moda local, é outro ponto de visita obrigatória para os que chegam à cidade.
Gravatá é destaque ainda como polo gastronômico de Pernambuco. Os visitantes podem degustar desde pratos típicos da culinária regional, como galinha à cabidela e bode guisado, a iguarias da culinária internacional, a exemplo de fondues, servidos em casas especializadas na cozinha suíça. A cidade conta também com dezenas de cafeterias, que servem desde o café coado aos melhores cafés especiais e deliciosos chocolates quentes. O clima ameno na maior parte do ano é um convite a sentar nas mesas na calçada e ver a vida passar curtindo uma bela xícara de café.
Gravatá é ainda polo para o turismo religioso, com a Capela de São Miguel Arcanjo, ponto de peregrinação dos devotos de Frei Damião por ter sido lá que o religioso celebrou a primeira missa no Brasil. A Caminhada de Frei Damião, realizada em maio, atrai devotos para uma romaria em homenagem ao frade capuchinho. O mirante do Cruzeiro e o Santuário da Canção Nova são outros pontos de visitação.
Para outras informações e para planejar a sua visita a Gravatá, consulte o www.visitegavata.com.br.
Assessoria de imprensa