Com o objetivo de proporcionar a divulgação de dados estratégicos sobre o turismo de Ipojuca e região, a Secretaria de Turismo do Ipojuca em parceria com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e Sebrae/PE desenvolveram o Centro de Inteligência Turística de Ipojuca (CIT). O projeto foi apresentado nesta terça-feira (17) para o trade turístico local, durante o “1° Encontro Turismo em Debate”, que aconteceu no Hotel Village Porto de Galinhas.
O Centro de Inteligência Turística de Ipojuca é uma ferramenta criada para monitorar, analisar e compartilhar dados essenciais do setor, além de auxiliar o trade turístico na tomada de decisões para divulgação ou promoção de Porto de Galinhas, e também identificar oportunidades de mercado. Todas as informações estarão disponíveis no site: https://cit.tur.br/principal/, a partir do dia 1º de Outubro de 2024.
“A criação do Centro de Inteligência Turística para Porto de Galinhas e região é de suma importância para nortear as ações planejadas pela AHPG e Convention em prol do turismo do nosso balneário, além de ajudar na chegada de novos empreendimentos e investimentos em Ipojuca”, pontuou o presidente do Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja.
Dentre as informações estratégicas disponíveis para consultas estão: ocupação hoteleira; comportamento do turista; sazonalidade; conexões aéreas (nacionais e internacionais) para o Aeroporto Internacional do Recife. Além de dados relevantes sobre o Município como: População total e perfil demográfico; Receita gerada pelo turismo; Empresas e serviços atuantes no setor; Infraestrutura turística disponível, como hospedagem e alimentação; Estatísticas e tendências do desenvolvimento econômico local.
“Criamos o CIT com o intuito de fornecer dados atualizados e relevantes para auxiliar o trade turístico na tomada de decisões para divulgação ou promoção de Porto de Galinhas e região além de identificar oportunidades de mercado para Ipojuca, promovendo o crescimento econômico e social do município”, comentou o Secretário de Turismo do Ipojuca, André Reis.
O Sebrae Pernambuco é um dos parceiros da iniciativa. Por meio da unidade de Políticas Públicas, foram realizadas consultorias que viabilizaram o desenvolvimento da Central de Inteligência e do Plano Municipal do turismo do município. “Com inteligência e inovação, estamos contribuindo e apoiando um segmento tão importante e indutor do desenvolvimento territorial do Litoral Sul, que é o turismo. Com a Central de Inteligência e o Plano Municipal do turismo, vamos entregar ações estruturadoras para a tomada de decisões dos atores deste segmento”, destaca Kátia Georgina, analista do Sebrae/PE.
Assessoria de imprensa