Porto de Galinhas ganha Centro de Inteligência Turística (CIT)

Brasil

Com o objetivo de proporcionar a divulgação de dados estratégicos sobre o turismo de Ipojuca e região, a Secretaria de Turismo do Ipojuca em parceria com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e Sebrae/PE desenvolveram o Centro de Inteligência Turística de Ipojuca (CIT). O projeto foi apresentado nesta terça-feira (17) para o trade turístico local, durante o “1° Encontro Turismo em Debate”, que aconteceu no Hotel Village Porto de Galinhas.

O Centro de Inteligência Turística de Ipojuca é uma ferramenta criada para monitorar, analisar e compartilhar dados essenciais do setor, além de auxiliar o trade turístico na tomada de decisões para divulgação ou promoção de Porto de Galinhas, e também identificar oportunidades de mercado. Todas as informações estarão disponíveis no site: https://cit.tur.br/principal/, a  partir do dia 1º de Outubro de 2024.

“A criação do Centro de Inteligência Turística para Porto de Galinhas e região é de suma importância para nortear as ações planejadas pela  AHPG e Convention em prol do turismo do nosso balneário, além de ajudar na chegada de novos empreendimentos e investimentos em Ipojuca”, pontuou o presidente do  Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja.

Dentre as informações estratégicas disponíveis para consultas estão: ocupação hoteleira; comportamento do turista; sazonalidade; conexões aéreas (nacionais e internacionais) para o Aeroporto Internacional do Recife. Além de dados relevantes sobre o Município como:  População total e perfil demográfico; Receita gerada pelo turismo; Empresas e serviços atuantes no setor; Infraestrutura turística disponível, como hospedagem e alimentação; Estatísticas e tendências do desenvolvimento econômico local.

“Criamos o CIT com o intuito de fornecer dados atualizados e relevantes para auxiliar o trade turístico na tomada de decisões para divulgação ou promoção de Porto de Galinhas e região além de identificar oportunidades de mercado para Ipojuca, promovendo o crescimento econômico e social do município”, comentou  o Secretário de Turismo do Ipojuca, André Reis.

O Sebrae Pernambuco é um dos parceiros da iniciativa. Por meio da unidade de Políticas Públicas, foram realizadas consultorias que viabilizaram o desenvolvimento da Central de Inteligência e do Plano Municipal do turismo do município. “Com inteligência e inovação, estamos contribuindo e apoiando um segmento tão importante e indutor do desenvolvimento territorial do Litoral Sul, que é o turismo. Com a Central de Inteligência e o Plano Municipal do turismo, vamos entregar ações estruturadoras para a tomada de decisões dos atores deste segmento”, destaca Kátia Georgina, analista do Sebrae/PE.

Todos os dados disponibilizados pelo Centro de Inteligência Turística do Ipojuca tem como fontes: IBGE, CAGED, ABIH, AENA, Pesquisa de Ipojuca, Porto de Galinhas CVB e Empetur. 

Assessoria de imprensa