Em um discurso de união e provocação, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, abriu, no noite desta quarta-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), a Abav Expo 51, considerado o maior evento de Turismo da América Latina e com perspectiva de reunir mais de 42 mil pessoas, entre profissionais do Turismo e público final.
A empresária, que lidera a primeira Abav de sua gestão, fez um apelo ao ministro do Turismo, Celso Sabino, que trabalhe para que o governo edite uma Medida Provisória (MP) para incluir a responsabilidade solidária vetada na Lei Geral do Turismo. “Com essa MP, vamos preservar os direitos dos próprios consumidores e preservar a qualidade dos serviços prestados e pelas próprias agências de viagens. Não vamos desistir. A nossa força está na capacidade de seguir diante das adversidades”.
Outro ponto importante do discurso de Ana Carolina foi o desafio que todos que fazem o Turismo brasileiro se tornar mais competitivo no mercado internacional. Na opinião dela, não basta ao Brasil ter inúmeros recursos naturais, povo carismático, para atrair investidores internacionais sem oferecer segurança jurídica. “Precisamos fazer com que os empresários sintam que vale a pena investir no Brasil, apostando também nas políticas públicas”. Em suma, é fundamental criar ambiente propício para investimentos e estreitar alianças entre o setor público e privado.
Confira o discurso na íntegra:
Boa noite a todos
Primeiramente quero agradecer aos nossos associados aqui presentes. Sem vocês nada disso aconteceria. Quero agradecer a presença das 27 ABAVs Estaduais: obrigada pelo apoio e por nos ajudar a fazer do agenciamento uma fortaleza em cada canto deste país.
Em nome do Ministro do Turismo Celso Sabino quero agradecer a todos que estão aqui hoje nos prestigiando. É uma honra para nós da ABAV e para o turismo poder mostrar nosso potencial, força e união ao centro político do Brasil.
Em nome do Governador do Maranhão, Carlos Brandão, quero agradecer todos os demais governadores, que mesmo em um momento de campanha municipal reservaram esse tempo para o turismo.
E agora quero fazer um agradecimento especial ao governador Ibaneis Rocha por ter embarcado no sonho do secretário Cristiano Araujo de trazer a ABAV Expo de volta a Brasilia depois de 22 anos. Governador, obrigada por toda a transformação no turismo que vocês estão promovendo aqui no Distrito Federal. E obrigada pelo apoio que nos deu durante todo o ano.
Potencial, força e união. O turismo representa 8% do PIB brasileiro. Todos nós, profissionais que vivemos do turismo sabemos que esse número pode ser muito maior. Para isso dependemos de políticas públicas que valorizem o turismo. Dependemos de investimentos não somente do governo, mas também da iniciativa privada aportando recursos em hoteis, resorts, companhias aéreas, cruzeiros, parques… precisamos ser atrativos para esses investidores, não somente através da beleza dos nossos recursos naturais, ou do carisma do nosso povo. Precisamos que esses investidores sintam segurança em nossa economia. Que sintam segurança jurídica e que consigam acreditar que vale a pena investir. Precisamos de políticas públicas que tornem o Brasil competitivo internacionalmente. Isso vale para a indústria, vale para o agro, vale para o comércio e vale também para o turismo. Deputados, Senadores, ministros, por favor olhem para o nosso setor e enxerguem o que a gente vê há tantos anos. Turismo é forca, é crescimento, é empregabilidade, é propulsor da economia, turismo é vida.
Estamos vivenciando um momento histórico com a sanção da nova Lei Geral do Turismo. A Lei trouxe uma série de medidas que vão beneficiar diversas atividades no turismo, incluindo o agenciamento Todos nós tínhamos a expectativa de ter uma revisão da responsabilidade solidária do agenciamento, mas infelizmente aconteceu o veto. Ministro Celso, quero registrar aqui seu empenho pessoal para tentar evitar esse veto. Sabemos do seu apoio até o último momento e contamos, agora, com sua articulação para construir uma Medida Provisória que regule a responsabilidade civil do agenciamento de viagens. Com essa MP vamos preservar os direitos dos próprios consumidores e preservar a qualidade de serviços prestados por fornecedores, e pelas próprias agências de turismo. Obrigada por compreender o quanto esse tema é importante e lutar junto conosco. Não vamos desistir; a nossa força está na capacidade de seguir diante das adversidades.
O que precisamos agora é de união. Essa luta não é da ABAV, é de todo o agenciamento. E o associativismo é imprescindível para promover as mudanças que o turismo precisa. E para as associações existiram, precisamos de pessoa que acreditem que juntos conseguimos conquistar essa e outras leis importantes para nós. Acredite no associativismo.
É meu primeiro ano como presidente do conselho da ABAV Nacional, e só aceitei esse desafio porque tive o apoio da minha familia. Vocês são a minha fortaleza, muito obrigada. Quero aproveitar para a gradecer todo o apoio que recebi das ABAVs estaduais, das associações do agenciamento, Abracorp, Braztoa e Clia Brasil e principalmente dos associados. E não posso deixar de mencionar a equipe da ABAV Nacional que me acolheu e motivou a seguir em todos os momentos. Essa equipe comprometida e determinada é fundamental para realizar tantas coisas. Muito obrigada a cada um de vocês.
Estar aqui hoje em Brasilia para mim tem muitos significados. Foi aqui que meu pai Jose Medeiros veio, aos vinte poucos anos, ajudar a construir a Capital Federal. Foi aqui, que junto com a minha mãe, Luzia Medeiros, fundaram a empresa que hoje estou a frente. Foi aqui que eu nasci, embora tenha passado grande parte da minha vida no Maranhão. Realizar uma ABAV Expo em Brasilia depois de 22 anos me enche de orgulho, saudade e gratidão. Tenho certeza que essa feira vai marcar o grande momento de virada para o turismo de Brasilia.
A ABAV Expo, a feira de todos nós, vai mostrar a vocês todo o nosso potencial e força. São mais de 1500 marcas participantes e já passamos de 22 mil inscritos na feira. Estamos com todos os estados representados na feira, mais de 20 países. Estamos com um número recorde de compradores convidados: 140. Muitos negócios vão acontecer nos próximos 3 dias.
E além de negócios a nossa feira traz uma grande preocupação com a sustentabilidade e por isso lançamos uma novidade que ultrapassa as paredes do CICB. Amanhã, a partir das 10h horas inicia a 1ª Jornada do Turismo 2030, um evento com formato diferenciado e vai trazer como tema central a Emergência Climática. A ABAV vai investir cada vez mais em iniciativas voltadas ao ESG e convida a todos a se unir nessa causa,
A sustentabilidade é uma obrigação de todos nós e o turismo precisa fazer um grande pacto em prol do tema. Vamos juntos garantir o futuro dos nossos filhos, netos e também do nosso setor.Aproveitem a feira, aproveitem Brasilia e bons negócios a todos!
Muito obrigada!
Fábio Cardoso