Com uma movimentação financeira estimada em R$ 700 milhões, exposição de mais de mil marcas e um público de mais de 29 mil pessoas, chegaram ao fim, na noite da última sexta-feira (4), as feiras Super Mix e HFN – Hotel & Food Nordeste, que preencheram completamente o pavilhão do Pernambuco Centro de Convenções. Durante três dias, empresários e profissionais da hotelaria, supermercados e atacados e da alimentação fora do lar descobriram lançamentos e tendências que apontam para o que vai dominar o ano de 2025.
Realizada em paralelo pela Insight Feiras & Negócios, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), a HFN colocou em pauta o papel fundamental da tecnologia, inovação e novos produtos e serviços para os meios de hospedagem e de alimentação fora do lar.
O evento promoveu dois fóruns (Fórum de Hospedagem e Alimentação Nordeste – FHAN e o Fórum Gourmet), cada um voltado a um dos segmentos, abordando temas como ESG, inteligência artificial, eficiência energética e relações de trabalho que definem um novo padrão de experiência para empregadores, empregados e, principalmente, os clientes. “O Estado é carente de eventos de conteúdo de qualidade para o setor, então fazemos questão de realizar este na HFN. Reunir os hoteleiros, capacitar e melhorar a qualidade do serviço oferecido é missão da ABIH”, destaca o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja.
Bastante satisfeito, o empresário aponta os melhores momentos do encontro. “Neste ano, especialmente, o ESG foi bem discutido, indo além da questão ambiental, e abrangendo a governança, a busca por processos mais eficazes, racionais e sustentáveis para o grande e para o pequeno empresário. A feira está amadurecida, cresceu na quantidade e na qualidade do visitante. Quem não vem à HFN, sem dúvida, perde muitas oportunidades”, analisa.
Do outro lado, o dos empresários da alimentação (bares, restaurantes, cafés, lanchonetes e afins), o sentimento também é de tarefa cumprida. “A mudança do fórum para a manhã foi sucesso absoluto. Lotamos os três dias e a sexta-feira, por sinal, foi o primeiro dia a esgotar. O tema foi inteligência artificial aplicada às práticas do food service. Deixamos para o final propositalmente, porque sempre era o menos concorrido e virou o mais disputado. O resultado foi fantástico, com a palestra de manhã e o almoço servido pelo chef Rapha Vasconcelos no Gourmet Experience, nosso espaço de convivência e networking. Acho que é um modelo que veio para ficar e já planejamos dobrar o espaço em 2025”, vibra o presidente da Abrasel-PE, Tony Sousa.
A HFN é organizada pela ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco), ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco) e Insight Feiras & Negócios. A feira contou com o patrocínio da Pan Cristal e do Banco do Nordeste, além de apoio da COFAPINOX, ABIMAQ e Mais Vida.
Supermercados e atacadistas
Realizada pela Aspa e Apes, tendo também como promotora a Insight Feiras e Negócios, a Super Mix fez bonito no ano em que alcançou a sua maioridade, completando 18 edições.
Para Silvana Buarque, superintendente da Apes, a edição 2024 repetiu o sucesso crescente dos últimos anos. “O segundo semestre é muito concorrido, pelas eleições municipais e o aquecimento da economia. Outro ponto relevante é que o setor do varejo está em transformação constante e é difícil convencer o comerciante a deixar seu negócio por uns dias para vir ao evento. Mas conseguimos, porque aqui os fornecedores e compradores podem fazer uma negociação diferenciada, com preços melhores, além de serem vistos e ampliarem o networking”, enfatiza.
“Foi uma feira muito movimentada e isso é bom para o setor. É no bate-papo, na troca de experiências entre quem faz o médio e pequeno varejo, além da alimentação fora do lar, que surgem as oportunidades”, observa Inácio Miranda, presidente da Aspa. O empresário fez um balanço do setor no Estado: “Pernambuco possui quase nove mil supermercados (pontos com checkout), mas se considerarmos outros participantes do segmento, como as pequenas mercearias e mercados públicos, esse número vai a quase 30 mil”, analisa.
“Cumprimos nossa grande missão, que é conectar pessoas e gerar negócios. Percebemos um crescimento de 33% em relação à visitação do ano passado. São mais de mil marcas expondo e estamos vendo o Centro de Convenções cheio de compradores. Um dos expositores contou que vendeu, em um só dia, a mesma quantidade de máquinas de toda a edição do ano passado. A gente consegue perceber a geração de negócios na veia”, declararam Tatiana Menezes, Carol Baía e Rodrigo da Fonte, sócios da Insight.
A Super Mix teve como patrocinadores a São Braz, Enel, Banco do Nordeste, Arruda Alimentos, Hapvida – Notredame Intermédica Saúde (Bronze) e apoio da Praso e da Coca-Cola.
RM Comunicação