São 12 países representados, além de 21 estados brasileiros – foi lançada a 39° edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec Liberato), nesta quarta-feira (9), na Fenac, em Novo Hamburgo. O evento, que projeta receber mais de 30 mil visitantes de 22 a 24 de outubro, é realizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e pelo Sebrae RS.
Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae RS, Ariel Berti, ressaltou que o empreendedorismo é algo inato do ser humano e isso precisa estar diretamente ligado à educação. Por isso, salientou o apoio a iniciativas como a Mostratec.
“Precisamos caminhar para uma atitude empreendedora mais sustentável, e isso a Mostratec certamente vai nos evidenciar nesta edição. A educação empreendedora dentro das escolas é a única forma de mudar a sociedade para que possamos, junto a outros mecanismos, alcançar uma civilização melhor”, salientou.
Na mesma linha, a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros, ressaltou a importância da educação empreendedora no desenvolvimento de competências dos jovens para o mercado de trabalho. Segundo ela, a Mostratec potencializa virtudes como a investigação científica e soluções de problemas que são essenciais na vida empreendedora, o que levou inclusive à criação de uma categoria nova de premiação.
“Esse ano temos a categoria ‘Cultura Empreendedora e Inovação’. Assim, o aluno se inscreve nessa categoria que vai premiar os melhores projetos que futuramente poderão vir a se tornar um negócio, um empreendimento”, disse.
O diretor executivo da Escola Técnica Liberato, professor José de Souza, destacou que a Mostratec é um evento extraordinário que incentiva à pesquisa, além de promover a interação com a comunidade e as empresas da região.
“A Mostratec é a valorização do ensino, e não faríamos esse grande evento sem a união de esforços dos nossos parceiros. São projetos, ideias, propostas, inovações e novos processos que esses estudantes nos trazem. E isso é uma forma de olharmos para o futuro e valorizarmos nossos jovens pesquisadores para termos um projeto de mundo melhor. São esses estudantes que serão nossos líderes em um futuro breve dentro das empresas, nas esferas públicas, na sociedade. A Mostratec é um ambiente para formar profissionais capacitados para o futuro”, destacou.
A Mostratec ocorre em Novo Hamburgo na Fenac, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, com entrada franca.
Assessoria de imprensa