Exatos seis meses após o encerramento da maior edição de sua história, a WTM Latin America anuncia novidades que prometem elevar ainda mais o nível do evento de 2025. As informações foram detalhadas por Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America. A executiva abordou a previsão de crescimento de público e espaço de exposição, falou sobre as novas áreas que estreiam na planta do evento e destacou o conjunto de ferramentas tecnológicas disponíveis para expositores e visitantes, além de reforçar o tema da edição confirmada para acontecer entre 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte.
“A construção do futuro foi o tema deste ano e agora a gente foca em um desdobramento disso, abordando o impacto positivo da tecnologia nas relações humanas com o tema ‘Where tech meets touch’ para enfatizar a importância da tecnologia na construção de um futuro inteligente, ágil, e sustentável”, conta. “A tecnologia fomenta o contato humano que, por sua vez, é a base do turismo. As pessoas viajam para se encontrar e os negócios acontecem a partir desse encontro”, complementa.
Além de figurar nos três teatros que democratizam o acesso dos visitantes a conteúdo qualificado, dicas práticas e cases, o tema central da WTM Latin America também está alinhado a um posicionamento do evento. “Todos os eventos do portfólio da WTM caminham para se transformarem eventos inteligentes. Os smart events deixam claro que o formato digital não se esgota em si mesmo e que o presencial também não se esgota em si mesmo, mas que a junção dos dois potencializa os eventos”, pontua.
Nesse sentido, o evento oferece um pacote de ferramentas que apoia a WTM no cumprimento de seu maior objetivo: gerar negócios. O primeiro deles é o Exhibitor Dashboard, um painel informativo onde, de maneira visual e facilitada, o expositor consegue ter acesso às métricas de sua participação no evento. “É por essa página que ele consegue monitorar quais produtos estão sendo mais acessados, de quais regiões do mundo vêm o maior interesse em seus produtos e, a partir dessas informações, construir uma estratégia. Assim, quando o evento começar, ele já tem a clareza sobre o que ele deve priorizar para trabalhar de forma mais eficiente durante a feira”, explica Bianca.
Outra ferramenta oferecida aos expositores é o Emperia, que coleta, armazena e categoriza informações sobre todas as pessoas que passaram pelo estande. Ao final do evento, os expositores têm acesso a um relatório com os dados de todas essas visitas. “É uma forma de trabalhar com dados de forma inteligente e ágil, uma vez que o expositor, a cada dia, tem seus leads organizados e qualificados. Com isso, as empresas expositoras ganham agilidade em suas ações pós-evento”, lembra.
A novidade para estre ano é o Colleqt, uma ferramenta que terá o visitante como protagonista. Todos os estandes passarão a ter um QR Code para que os interessados escaneiem e coletem os dados. O expositor decide o que ele deseja compartilhar – material institucional, folderes, pacotes, tarifários ou qualquer outro dado, por meio de upload na plataforma – e recebe as informações do visitante que se interessou por obter essa informação. “Assim, a gente também oferece uma forma autônoma de participação e abre uma nova frente em termos de sustentabilidade e inovação, além de convergir com o tema central do evento”, defende Bianca, lembrando que a ferramenta já é utilizada na WTM Londres.
O encontro também contou com a participação de Jonathan Heastie, Diretor do Portfólio WTM desde maio de 2024. “Em termos de tendências que impactam a indústria global do turismo, vemos uma demanda crescente por experiências de viagem únicas e memoráveis. Estou satisfeito em ver esse tema apresentado na WTM Latin America 2025 por meio de novas áreas juntamente com o foco já forte do evento em Diversidade e Inclusão dentro do setor, que também continua a se manifestar fortemente como uma área-chave de foco em toda a indústria global”, disse o executivo que integra a liderança da empresa há 15 anos.
Novas áreas
A planta de 2025 terá mudanças com uma nova setorização que facilitará ainda mais a visitação, otimizando o tempo dos visitantes. O evento estreia uma área de Mobility que reunirá estantes de locadoras de veículos, companhias aéreas, empresas ferroviárias e outras relacionadas à mobilidade. “Vimos que precisávamos repensar o layout porque tínhamos expositores em busca de uma área para pertencer, pois eles não queriam se limitar a uma determinada região geográfica”, explica Bianca. Nesse mesmo sentido, foi criada a área de Travel Providers dedicada a toda e qualquer empresa que, de maneira horizontal, seja provedora de serviços ou produtos para a indústria do turismo.
Em termos de dimensões, a WTM Latin America 2025 terá aumento de 10% na área de exposição, com a expansão das áreas dedicadas a destinos brasileiros e latino-americanos, um legado de 2024 que permanecerá para o próximo ano. “A gente entende que a planta é um reflexo do que acontece no mercado, então essa expansão está ligada à demanda atual”, diz. Outra novidade que contribui para esse aumento é a estreia de uma nova área dedicada a experiências.
“É uma das grandes apostas, já que, a cada ano, observamos essa tendência de interação nos eventos”, afirma Bianca. As ativações que já aconteciam de forma espontânea nos estandes agora ganham uma área própria, com a participação de expositores que levarão experiências imersivas e interativas aos visitantes. A área também contará com um espaço para shows, a exemplo do que aconteceu na edição de 2024.
Vanguardista nos debates sobre sustentabilidade, a WTM Latin America segue a diretriz de diversidade em termos de palestrantes e temas nos três teatros. “Metade dos palestrantes é composta por mulheres e a outra metade precisa pertencer a minorias que deverão subir aos palcos para abordar temas técnicos”, lembra Bianca.
A Rota da Diversidade se mantém e será ampliada – a primeira edição do projeto destacou expositores com produtos e serviços relacionados a três eixos: Turismo LGBTQIAP+, Afroturismo e Turismo 60+. “Lembrando que a Rota da Diversidade é um reconhecimento do que já está acontecendo no mercado. Ela dá visibilidade ao que já existe”, afirma. Os temas da Rota também pautaram a programação dos teatros, o que também se manterá em 2025. “Além de acreditarmos nesses temas como valores centrais, esse posicionamento é um alinhamento a tendências globais já que estamos falando de nichos que geram um movimento de negócios relevante. O afroturismo, por exemplo, é hoje uma das maiores potências do turismo brasileiro e a gente vê essa reverberação na América Latina também”, pontua Bianca.
A quinta edição do Prêmio de Turismo Responsável está confirmada, assim como o modelo de abertura com um palestrante convidado abordando um tema atual e que remeta ao debate central proposto pelo evento. “As tendências em questões de sustentabilidade também influenciam muito o que fazemos. Ecoando a importância desses tópicos, o prêmio, sem dúvidas, promoverá as histórias mais inspiradoras e relevantes da indústria de viagens e turismo para promover o desenvolvimento sustentável em todo o continente”, defende Bianca.
A ligação com a América Latina seguirá fortalecida na programação temática dos teatros e na aliança com parceiros que trarão à discussão temas importantes para o continente. “Queremos incentivar ainda mais o visitante latino-americano a estar no evento. Além de pesquisas e conteúdos relevantes para o setor, daremos ênfase a compradores vindos dessa região em nosso programa de Hosted Buyers, onde devemos ter um mínimo de 50% de compradores latino-americanos”, adianta Bianca.
Assessoria de imprensa