Esta segunda-feira (21) será histórica para o Turismo do Brasil, não apenas dos gaúchos. Ao pousar na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), às 8h20, o primeiro avião que contará a história do retorno das operações no equipamento será o mesmo de muitas lutas, muitas perdas, muito sofrimento, mas, sobretudo, muita resiliência. O Brasil esteve com o Rio Grande no Sul nessa catástrofe climática e essa conquista será compartilhada e festejada por todos.
Após seis meses desse fenômeno da natureza e muitas incertezas, o Salgado Filho começa a ter vida novamente. Em maio deste ano, o Brasil ficou perplexo com a situação no Rio Grande do Sul. Nós, que militamos no Turismo, mais ainda, porque foram amigos, parceiros, que enfrentavam uma situação de calamidade, perdendo seus patrimônios, vidas, e fechando o estado para o turismo, na maioria dos grandes roteiros nacionais e internacionais.
Ligamos, um a um, para os amigos para saber de sua situação. Primeiro, se estavam bem, depois, a conversa e as palavras de solidariedade que tanto precisavam naquele momento crítico. No começo de novembro, estaremos desembarcando em Porto Alegre, de passagem, rumo a Gramado, na Serra Gaúcha. Iremos cobrir o Festuris – Festival de Turismo de Gramado, que será realizado na primeira semana do mês. Confesso que será diferente, abraçar os amigos, comemorar esse retorno com eles.
Ainda há muito o que fazer, é verdade. O prejuízo foi muito grande e preço alto por conta desse desastre. Mas todos estão muito confiantes e esperançosos de que, a partir de agora, é só vencer, vencer, e seguir em frente, agora, ainda mais consciente de que a prevenção e o respeito à natureza devem ser prioridades.
Inicialmente, o Aeroporto Salgado Filho terá capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h. As operações serão realizadas com uma pista reduzida a 1.730 metros. Segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a retomada integral das operações está prevista para 16 de dezembro, quando a pista será totalmente liberada, incluindo voos internacionais.
Para a próxima segunda-feira (21), quando as operações serão oficialmente retomadas, já estão confirmados 71 voos das companhias Azul, Gol e Latam, com destinos para Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Fábio Cardoso