Na abertura da BTM, autoridades já planejam edição de 2025, em Fortaleza

Brasil

A solenidade de abertura da nona edição do Brazil Travel Market, ocorrida nesta quinta-feira (24), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, também se transformou em um avant première da próxima edição em 2025. Pelo menos esse foi o ‘recado’ dado por algumas das autoridades que compuseram a mesa. 

O gerente de Competitividade dos Negócios do Sebrae do Ceará, Silvio Moreira, foi o primeiro a indicar a manutenção do BTM na capital cearense. Em seu pronunciamento, falando diretamente para os CEOs da BBC Eventos – promotora do evento -, Claudio Junior e Breno Mesquita, ele pediu para reservar mais duas mesas na Rodada de Negócios de 2025. Nesta edição o Sebrae-CE está trabalhando em seis mesas, ‘vendendo’ as principais rotas turísticas do estado, gerando novos patamares econômicos em diversas atividades produtivas, em especial, no interior.

A presidente da ABIH-CE – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Ceará, Ivana Bezerra de Menezes, falou da importância e da necessidade do BTM para o setor por conta do impacto financeiro que ele tem gerado ao longo desses quatro anos. “As portas da nossa hotelaria estarão sempre abertas para o BTM”, pontuou. Ivana disse ainda, que o turismo de negócios têm crescido no Ceará e que a rede hoteleira tem investido em ampliações e retrofits em praticamente todos os equipamentos.

O diretor de Marketing da Embratur, Bruno Reis, destacou que o órgão pretende se reunir com a diretoria da BBC Eventos, nesta sexta-feira (25), para discutir a possibilidade de levar para o evento, em 2025, um número maior de fornecedores estrangeiros. De acordo com ele, o BTM é um evento que possibilita uma maior visibilidade do Brasil, por meio do Nordeste, no mercado internacional e que a ampliação do número de novos players será um fator importante para o sucesso de uma ação promocional da região no exterior.

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas José de Oliveira, também reforçou a importância do BTM como vetor econômico do turismo e que o sucesso do MTM – Minas Travel Market, realizado em Belo Horizonte, está diretamente relacionado ao planejamento que começa a partir da promoção do evento de Fortaleza. Ele pretende se reunir com a diretoria da BBC Eventos no sentido de dar início, de fato, à edição de 2025, marcada para abril. A BBC, assim como o BTM, é realizadora do evento em BH em parceria com a Abav-MG.

Fábio Cardoso