Durante a 36ª edição do Festuris Gramado, o Mini Mundo mais uma vez inova, mantendo a sua essência e inspirando positivamente por meio dos detalhes. O primeiro parque temático de Gramado leva aos pavilhões da feira internacional de turismo dois ícones da capital gaúcha – o Laçador e a Usina do Gasômetro – que servem como inspiração para celebrar a resiliência do Rio Grande do Sul e dos gaúchos frente aos desafios enfrentados neste ano.
O público que transitou pelos corredores da principal feira de negócios turísticos da América Latina pode acompanhar a homenagem visitando o stand do Mini Mundo. Além das réplicas do Laçador (símbolo oficial de Porto Alegre) e da Usina do Gasômetro (prédio histórico da capital que fica às margens do Lago Guaíba), o Mini Mundo instalou no local uma cena com um gaúcho montado a cavalo e pequenos representantes do Estado, vestindo trajes típicos e agradecendo o povo brasileiro pelo apoio durante as enchentes, portando bandeiras dos 26 estados e do Distrito Federal.
O parque aproveitou a ocasião do Festuris – evento que reuniu milhares de profissionais de turismo, autoridades e imprensa do Brasil e do exterior – para reforçar o espírito comunitário que marcou este ano. Tanto o Laçador como a Usina do Gasômetro foram atingidos pelas águas na capital, mas agora, passados seis meses, também se fortalecem como ícones da retomada do povo gaúcho.
Governador Eduardo Leite recebe réplica do Laçador
Após participar do ato de descerramento das fitas que deu início ao Festuris, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu uma homenagem no stand do Mini Mundo. A surpresa foi a entrega de uma miniatura do Laçador – símbolo da bravura dos gaúchos – ao governador, que esteve à frente de toda a força-tarefa em prol do atendimento aos atingidos e atuação no processo de recuperação do estado.
A entrega da homenagem foi realizada pela diretora presidente do Mini Mundo, Jussara Hoppner, que também convidou Leite a inaugurar com sua assinatura um painel com mensagens de apoio para a retomada do Rio Grande do Sul.
“Fico muito honrado em receber essa homenagem do Mini Mundo, que abriu portas como o primeiro parque temático para Gramado se tornar a cidade que é hoje, um local de referência para o turismo e empreendedorismo brasileiro. É um orgulho para mim, que tenho lembranças de visitar o Mini Mundo na infância com meus pais, poder estar aqui no Festuris e celebrar momentos como esse”, destacou o governador em seu discurso.
Novidades do Mini Mundo
Além da homenagem, o Mini Mundo também apresentou ao trade turístico as novidades do parque, que completou 40 anos em 2023. Recentemente, o atrativo revitalizou o seu tradicional castelo de entrada e apresentou um novo complexo com réplicas de três prédios históricos do Rio de Janeiro (a Câmara Municipal, também conhecida como Palácio Pedro Ernesto, a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal). Outras novidades e lançamentos estão sendo preparados para 2025, sempre com o propósito de construir memórias inesquecíveis nos corações dos visitantes.
Sobre o Mini Mundo
Encantar com o lúdico, conectar gerações e através dos pequenos detalhes inspirar as pessoas a construírem um mundo melhor. Desde a sua criação, este sempre foi o objetivo do Mini Mundo, um parque ao ar livre, formado por réplicas de obras de várias partes do Brasil e do mundo, que está localizado na Serra Gaúcha, em Gramado, no Rio Grande do Sul. As construções são ricas em detalhes e únicas, elaboradas na oficina do próprio atrativo. Juntas, as réplicas compõem uma cidade 24 vezes menor que o mundo real, animada por milhares de habitantes formando uma cidade em miniatura que segue crescendo. Mais informações no site www.minimundo.com.br.