Aeroporto de João Pessoa passa por operação de calibragem das luzes de aproximação da pista

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Um Embraer IU-50 FAB 3602 ficou parte de manhã deste sábado (23) dando voltas entre Cabedelo e João Pessoa chamando a atenção e preocupação de muita gente. Ao contrário de ter sido algum incidente com a aeronave, esse voo fez parte de uma operação de calibragem das luzes de aproximação do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Conforme um especialista consultado pelo TURISMO EM FOCO, a operação acontece normalmente para manutenção ou quando as luzes ficam inoperantes, o que aconteceu na cabeceira 16 nestes últimos dias no Aeroporto Castro Pinto, por isso, a necessidade de ter sido realizada essa manutenção.

Esse trabalho é uma aferição e inspeção dos equipamentos de auxílio à navegação aérea do País, assegurando a operacionalidade da mesma, e providenciado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e operadoras de aeródromos, no Castro Pinto, a Aena Brasil. O trabalho foi feito pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo).

Ele informou que o PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) é um sistema de ajudas visuais à navegação aérea. Constituído por aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo, entretanto, por motivos físicos, ser instalado do lado direito. Também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar.

Fábio Cardoso – Foto: Assessoria de imprensa