Com o objetivo de mobilizar a sociedade no enfrentamento à violência de gênero, o Instituto Banco Vermelho (IBV) inaugura nesta terça-feira (17) o segundo banco gigante da Paraíba. A instalação, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, estará localizada em frente ao Fórum Afonso Campos, na Comarca de Campina Grande, e busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher em um espaço público estratégico.
A intervenção complementa a ação já presente em João Pessoa, consolidando a Paraíba como um estado de referência na luta pelo feminicídio zero. O banco gigante não é apenas um marco visual, mas também uma ferramenta de mobilização social: o equipamento exibe informações sobre as formas de violência descritas na Lei Maria da Penha, canais de denúncia e apoio, e um QR Code que direciona ao texto completo da lei.
Para Andrea Rodrigues, presidente do IBV, essa ação simboliza um avanço significativo na defesa das mulheres. “Retornar à Paraíba com mais uma instalação é extremamente simbólico para o Nordeste. Essa parceria com o Governo do Estado demonstra o compromisso em garantir o direito à vida de todas as mulheres e combater todas as formas de violência de gênero. Essa luta não é apenas das mulheres, mas de toda a sociedade”, destaca.
Paula Limongi, diretora executiva do IBV, reforça o impacto do banco vermelho como uma plataforma de conscientização e engajamento. “Trabalhar a visibilidade e sensibilizar a sociedade é fundamental para mudar a realidade de milhões de mulheres que ainda sofrem em silêncio. Com o banco vermelho, mostramos que o feminicídio zero não é apenas um ideal, mas uma meta que deve ser perseguida por todos”, afirma.
Lídia Moura, secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, destaca a relevância do banco gigante como um símbolo de resistência. “A instalação em Campina Grande é um lembrete urgente de que nenhuma mulher deve ser morta por ser mulher. Essa parceria reafirma nosso compromisso de unir esforços entre governos, instituições e sociedade civil para promover a vida e a segurança das mulheres”, pontua.
A inauguração do banco gigante em Campina Grande faz parte da expansão nacional do Instituto Banco Vermelho, que já atua em 12 estados brasileiros e vem consolidando sua missão de alcançar o feminicídio zero por meio de ações concretas e mobilização social
O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta.
Tendo como sua principal missão a luta pelo feminicídio zero, o IBV atua nacionalmente para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades e já está presente em 12 estados brasileiros.
O Instituto Banco Vermelho já conta com uma Lei Federal (Nº 14.942), sancionada pelo Presidente da República em 31 de julho de 2024; um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério das Mulheres, assinado em agosto, que promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher; além de Projetos de Lei aprovados em Recife-PE e Araguaína-TO e em tramitação no estado de Pernambuco.
APCOM



