Organizada pela Ifema Madrid, a Feira Internacional de Turismo reúne o mercado global de turismo numa 45ª edição que mostrará, de 22 a 26 de janeiro, o excelente desempenho da indústria do turismo durante o último ano fiscal de 2024 e as boas expectativas para 2025. Um contexto de força a partir do qual a indústria, reunida em torno da FITUR, quer sublinhar o orgulho de pertencer ao setor, o seu papel transformador e o marcado compromisso que manifesta com a sustentabilidade e a inovação, áreas muito presente não só nas seções monográficas mas na oferta de destinos e empresas.
A FITUR abre mais uma vez o calendário internacional de feiras de turismo, revalidando a sua liderança como evento número um em volume de participantes e participantes, com o apoio de todos os agentes públicos e privados da cadeia de valor do setor. Isto é corroborado pelos números apresentados durante a conferência de imprensa que decorreu nesta quarta-feira (15), no Recinto de Feiras, com uma ampla representação institucional e setorial: 9.500 empresas participantes, 156 países e 884 expositores que irão expor a sua oferta em 9 pavilhões, destacando os 101 países com presença oficial representação.
Da mesma forma, a excelente resposta do setor à FITUR 2025 deverá refletir-se no fluxo de atendimento, estimando-se ultrapassar os 150 mil profissionais de quarta a sexta-feira e cerca de 100 mil membros do público em geral durante o fim de semana. Estima-se que este grande fluxo de participantes e participantes tenha um impacto económico para Madrid de 445 milhões de receitas, com um efeito positivo em sectores como a mobilidade, hotelaria, hotelaria, cultura e lazer.
FITUR, encontro global decisivo e consolidado para o turismo.
Depois de um 2024 de clara recuperação após a pandemia, a FITUR 2025 volta a ser definida pelo crescimento. A participação direta de expositores regulares com stands chega a 884, o que representa um crescimento de 10% em termos gerais e de 19% na internacionalidade.
Esta internacionalidade, que define os objetivos da Feira Internacional de Turismo, reflete-se também nas 101 representações oficiais de países, mais cinco que na última edição, e na soma de onze países que irão aderir à FITUR em 2025, sobretudo de África e Ásia.
Refletindo a penetração da tecnologia e da inovação no setor do turismo, vale a pena destacar o aumento da área Travel Technology, que reúne tendências tecnológicas na gestão de reservas turísticas, e que na 45ª edição ultrapassa uma centena de empresas de todo o mundo, o que representa um crescimento sustentado de 6%.
Com estes excelentes dados, a FITUR mantém a sua sólida orientação empresarial, com três dias exclusivos para profissionais de 22 a 24 de janeiro, e o seu alcance adicional e diferencial aos viajantes no fim de semana, abrindo as portas a todo o público no sábado, dia 25 e domingo. 26.
Brasil será o ‘País parceiro’
Entre as novidades de 2025, destaca-se a participação do Brasil como ‘País Parceiro’, que fará uma importante exposição na Feira para mostrar a sua diversificada oferta turística e continuar a promover o posicionamento global do destino num contexto de crescimento que, segundo dados oficiais do Ministério do Turismo do Brasil e da Embratur, 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional do país, que atingiu o número recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, 12,6% a mais que o ano anterior.
José Vicente de los Mozos, Presidente da Comissão Executiva da Ifema Madrid, afirmou que “os números da FITUR 2025 falam da sua consolidação como o grande evento global para a indústria do turismo. Depois de um 2024 de recordes em todos os parâmetros, a Feira volta a definir-se pelo seu crescimento, mostrando não só a grande adesão que tem, mas também a sua importância como carta de apresentação da Marca Espanha e da Marca Madrid, bem como a potencial do nosso país como um mercado receptor, sem dúvida, líder, mas também emissor.”
Por sua vez, Marco Sansavini, Presidente da Iberia e do Comitê Organizador da FITUR, destacou que “a FITUR vai demonstrar mais uma vez que está cada vez mais forte. Neste 2025 iremos incorporar 12 novos países, o que confere à nossa feira um alcance ainda mais global. Estarão presentes novos participantes provenientes de mercados-chave: por exemplo, o Quénia, de África, ou o Vietname, da Ásia. E teremos também alguns novos parceiros do continente europeu, como a Áustria, entre outros. Este crescimento da feira não é fruto do acaso, mas do esforço de todo o setor turístico espanhol, que demonstra dia após dia o seu dinamismo e a sua capacidade de inovar, de se adaptar, o que lhe permite manter a sua liderança internacional.
O Embaixador do Brasil, Orlando Leite Ribeiro, afirmou que “o Brasil considera o turismo como uma atividade que combina inovação tecnológica, sustentabilidade e a riqueza cultural e natural do país. O objetivo é destacar como a nação lidera a integração entre a economia verde e o turismo, reafirmando o seu compromisso com a preservação do planeta e é acima de tudo isso que queremos mostrar ao mundo. Sob essas premissas, o turismo torna-se um aliado na conservação das florestas”.
“O país aspira consolidar-se como referência mundial em turismo sustentável, valorizando a proteção da sua biodiversidade, especialmente tendo em vista a COP30 em Belém”, disse Orlando Leite Ribeiro.
Almudena Maíllo del Valle, chefe da Área Delegada de Turismo da Câmara Municipal de Madrid, “A FITUR fará de Madrid a capital mundial do turismo, sendo a montra perfeita para mostrar as experiências únicas que fizeram de Madrid o segundo destino urbano mais atraente no mundo de acordo com o Euromonitor. Esta feira é uma oportunidade para mostrar ao mundo o melhor de Madrid e Madrid o melhor do mundo e continuar a construir a reputação e imagem da cidade como destino global.”
Por sua vez, Mariano de Paco, Vice-Ministro da Cultura, Turismo e Desporto da Comunidade de Madrid, destacou que “a Comunidade de Madrid reforçou o setor do turismo em 2024 como um dos seus principais motores econômicos ao gerar 8,6% do seu PIB em 2024, mais de 25.000 milhões de euros, segundo a Exceltur. Estes dados refletem o compromisso decisivo de Madrid com o turismo e a FITUR é fundamental como evento de referência para a inovação, para o desenvolvimento responsável do turismo e para a visibilidade que proporciona aos destinos consolidados e emergentes.”
Por último, a Secretária de Estado do Turismo, Rosario Sánchez, destacou que “se há 40 anos a Espanha estava na vanguarda em termos de promoção turística com a criação da Turespaña – e precisamente este ano celebraremos este aniversário – hoje, Espanha “ Está mais uma vez demonstrando a sua capacidade de liderar uma nova transformação do setor.”
A tríade do futuro do turismo: negócios, conhecimento e sustentabilidade
Dado o alcance de 790 milhões de turistas internacionais, com um impacto econômico global direto de quase 3,4 bilhões de dólares nos primeiros meses de 2024, segundo a ONU Turismo, a FITUR 2025 alinha-se com o desafio global do setor e reforça o seu compromisso com a revitalização do o negócio, a difusão do conhecimento e das boas práticas e a promoção do turismo responsável, convidando os seus profissionais a reforçar a reivindicação do papel que desempenha como setor fundamental numa chave econômica e social.
Nesta nova edição, a FITUR anuncia a renovação das 10 seções, promovendo a sustentabilidade e os negócios através delas, conectando a indústria do turismo com outros setores que geram novos nichos de viajantes. É o caso da FITUR Cruzeiros, desenvolvida com a Cruceroadito, que mostrará o compromisso dos navios de cruzeiro com a sustentabilidade ambiental, a proteção dos destinos e o impacto positivo nas suas comunidades; da FITUR LGTB+, segmento que engloba mais de 10% dos turistas em todo o mundo, mostrará diversidade e inclusão; FITUR Lingua, o espaço que aborda as oportunidades do turismo linguístico e o seu trabalho na descentralização e dessazonalização do turismo desenvolvido em conjunto com a Fedele; FITUR Screen, que regressa com a ajuda da Spain Film Comission e irá ligar a indústria cinematográfica à indústria do turismo; ou FITUR Sports, que é organizado em colaboração com a AFYDAD e mostrará como o turismo desportivo é um motor do turismo sustentável.
Destacam-se também o FITUR Techy, criado em conjunto com o ITH, que abordará como a IA está revolucionando a gestão de viagens; FITUR Talent, que se apresenta como uma monografia dos desafios do talento, da educação e da formação; FITUR Mulher patrocinada pela Extremadura e organizada em colaboração com Women Leading Tourism, a partir da qual queremos contribuir para a promoção da liderança feminina; FITUR Know How & Export, o espaço criado com a SEGITTUR em colaboração com o ICEX para as empresas turísticas espanholas mostrarem o seu potencial e serviços; e a segunda edição do FITUR 4all, que promoverá, com o patrocínio de Maiorca, o desenvolvimento do turismo acessível e dará visibilidade às iniciativas de destinos e empresas desta área através dos II Prémios FITUR 4all e do primeiro Guia de Boas Práticas, todos disto a mão da Impulsa Equaldad.
A estas dez secções soma-se o Observatório de Sustentabilidade FITUR, FITURNEXT em aliança com Aqualia, que abordará como o turismo pode contribuir para a gestão sustentável dos alimentos. Neste âmbito, importa referir que, seguindo o roteiro iniciado em 2023, a IFEMA MADRID volta a medir a pegada de carbono da FITUR nos âmbitos 1 e 2 como sinal do seu compromisso com a sustentabilidade e do seu compromisso com a promoção de eventos de baixo impacto ambiental. Como novidade, este 2025 medirá pela primeira vez o impacto no âmbito 3, que mede as emissões indiretas que ocorrem como resultado da realização do FITUR.
Além disso, gostaríamos de destacar o patrocínio de Porto Rico à rede WiFi gratuita da FITUR e à nova ferramenta de planos virtuais que a FITUR disponibiliza aos visitantes para melhorar a sua experiência na visita à Feira.
Finalmente, pela primeira vez a FITUR junta-se à empresa Holafly, líder europeia em eSIM, para oferecer aos seus visitantes 24 horas de eSIM gratuitamente durante os dias da feira, proporcionando-lhes uma ligação de alta qualidade e 100% segura através da digitalização de um QR. Com mais de 8 milhões de usuários e mais de 48.000 opiniões, é o eSIM mais bem avaliado do mundo.
Fim de semana na FITUR
Durante o fim de semana, sábado, 25 de janeiro e domingo, 26, a FITUR abre as suas portas ao viajante definitivo, que terá a oportunidade única de embarcar numa viagem global sem sair dos nove pavilhões da Ifema Madrid através de uma vibrante agenda de atividades. eventos interativos organizados pelos expositores desde musicais ao vivo, degustações gastronômicas, jornadas de conscientização sobre acessibilidade, oficinas de artesanato ou concursos. Além disso, poderão acessar informações diretas sobre a extensa oferta turística dos destinos, desde paraísos distantes até joias locais.
Assessoria de imprensa