Aeroporto de João Pessoa passará por nova etapa de ampliação

Destaque Paraíba

O Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil, Marcelo Bento Ribeiro, afirmou, nesta quarta-feira (22), que o Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, deverá passar por nova etapa a ampliação em suas áreas, porém atendendo por demandas. “Não temos um projeto fechado e cronograma já definido. O impacto não é igual em todos os processadores e vamos verificar o que está mais impactado e que pode ser objetos de intervenção mais cedo. Certamente vamos atualizar o plano de investimentos em breve e determinar o momento de novos investimentos em cada parte, seja check’in, inspeção, sala de embarque, bagagem, pontes de embarque etc…”, pontuou.

A diretoria da Aena reuniu imprensa e representantes do trade turístico para a apresentação do panorama geral acerca da estrutura e operações do aeroporto, sob a gestão do diretor Jorge Odi. O encontro aconteceu na sala Vip Lounge da Advantage Vip, no Castro Pinto.

De acordo com os dados, o Castro Pinto é atualmente um dos aeroportos mais movimentados da rede da Aena,que é integrada por 17 equipamentos administrados pela empresa, entre eles os de Recife e Congonhas, em São Paulo. Em 2024, mais de 1,6 milhão de passageiros cruzaram os portões de embarques e desembarques representando um aumento de 12,2% em relação a 2023. O número de operações acompanhou esse aumento, com alta de 17,2%, com mais de 15,5 mil pousos e decolagens.

Essas dados superaram a estimativa da Aena, que previa que o movimento de passageiros chegasse a 2 milhões de passageiros em 2027. Essa marca deve ser atingida ainda no primeiro semestre deste ano.

“O crescimento consistente sob gestão da Aena também está previsto para 2025, com uma alta em torno de 5% na oferta de assentos. Em 2024, o aeródromo chegou a movimentar 6.902 passageiros num único dia, em 14 de janeiro, distribuídos em 47 operações de pousos e decolagens. O número é 57,3% maior do que a média diária, que ficou em 4.387 viajantes”, apontou a concessionária.

Além da movimentação regular, segundo a concessionária, o terminal paraibano também está pronto para apoiar o desenvolvimento da região durante eventos de grande público, assim como nos Jogos da Juventude, em novembro de 2024. Durante o período da competição, o aeroporto registrou mais de 148 mil passageiros, volume 22% superior ao mesmo mês de 2023. A capacidade de crescimento é resultado dos investimentos realizados pela Aena no aeroporto. Com 11 mil m² de ampliação e três novas posições no pátio de aeronaves, João Pessoa tem capacidade para receber 60% a mais de voos simultâneos.

Atualmente, 13 rotas conectam a capital paraibana ao Brasil e ao mundo, com ligações diretas para Recife (PE), Salvador (BA), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Uberlândia (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Viracopos (SP) e Goiânia (GO). Buenos Aires, na Argentina, completa a lista como o destino internacional.

Investimento em novo mix comercial

Dentro das transformações implementadas pela Aena que vêm se destacando em João Pessoa, estão os investimentos realizados para a configuração de um novo mix comercial. O aeroporto ganhou uma sala VIP, operada pela Advantage, e um maior número de lojas, cafés, restaurantes – 11 ao todo –, oferecendo uma gama mais variada de serviços. Essa mudança foi possível graças à expansão do terminal de passageiros que, totalmente renovado durante as obras de melhorias estruturais, ampliou para 1.042 m² a área comercial.

Outro ponto que vem chamando a atenção é a decoração regionalizada, com marcas da arte da cultura locais, instalada no Aeroporto de João Pessoa. As novidades estão em todas as áreas, começando pela fachada, decorada por um colorido mural de arte urbana, feita pelo coletivo de artes @nois.tudin. Logo na entrada, um acolhedor espaço de convivência também tem se destacado.

O Aeroporto de João Pessoa também se destacou na área de sustentabilidade. No prêmio anual Aeroportos Sustentáveis da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeródromo conquistou a segunda colocação na categoria de até cinco milhões de passageiros por ano. A Aena investiu em cortinas de ar, uso de películas de controle solar, emprego de lâmpadas eficientes, automação do sistema de climatização com uma central de água gelada e medição inteligente (Smart Metering), além sensores de temperatura e válvulas de vazão.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa – Fotos: Rafael Passos / Secom-JP