
O artesanato da Paraíba ganhou mais um reforço na sua divulgação e participação em projetos de destaque nacional e internacional ao participar do Conselho Iberoamericano de Artesanato e Arte Popular. O órgão foi criado nessa segunda-feira (24), durante o Encontro Ibero Americano de Artesanato e Arte Popular, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, com apoio do Sebrae/PB e do Governo do Estado.
A Paraíba participa do conselho por estar entre as 24 cidades criativas da América Latina reconhecidas pela Unesco e ter a certificação do Conselho Mundial do Artesanato, o que vai trazer benefícios para os empreendedores do segmento.
“Nós estamos fazendo um trabalho que vai impactar a todos, não só onde é praticado o artesanato como também fora dele. Estamos ajudando a construir algo muito importante para os nossos artesãos. Aquilo que o Sebrae puder apoiar, estaremos juntos”, destacou o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim.
Para o governador da Paraíba, João Azevedo, o evento foi um marco para os artesãos paraibanos e deve abrir novas oportunidades para quem atua no segmento. “Aqui foi formado um conselho que visa fazer a integração de todas as cidades criativas do mundo que será importante para a troca de experiência e fortalecer o segmento do artesanato”, disse o governador.
Já o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lembrou a importância da capital paraibana receber esse evento internacional, demonstrando o sucesso da economia criativa produzida no estado e que tem alcance mundial. “É um reconhecimento de um trabalho conjunto que temos a parceria de potencializar a nossa arte e cultura, dando condições de qualificação e de divulgação para que possamos ter o aproveitamento desses profissionais e descobrir esses talentos”, acrescentou o prefeito.
Durante o evento dessa segunda-feira, a gestora do Programa de Artesanato do Sebrae Nacional, Durcelice Cândida Mascene, apresentou o acordo da instituição com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e as demais ações que o Sebrae tem feito pelos artesãos, como a realização do Prêmio TOP 100 de Artesanato e o Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado no Rio de Janeiro (RJ).

Assessoria de imprensa