
Retorno à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba, na noite desta terça-feira (28), com o retrovisor quebrado. Pedi desligamento há 23 anos, mas os motivos não importam agora. O momento é de projetar o que podemos colaborar para o processo de crescimento da entidade e valorização do trabalho dos jornalistas especializados em Turismo.
Milito nessa área há décadas e já vive uma série de experiências, muitas delas durante o período em que estive na editoria de Economia e Turismo do Jornal Correio da Paraíba, extinto no começo da pandemia, ainda em 2019. Já tinha criado o meu site – www.turismoemfoco.com -, que completa 18 anos em 2025, a qual vinha me dedicando paralelamente ao trabalho no jornal.
Os dois se completavam, mas, a partir do fechamento do jornal, o site passou a fazer parte exclusiva da minha vida profissional e é com ele que pretendo trabalhar até quando o Senhor permitir.
Decidi pelo retorno à Abrajet graças aos pedidos de muitos amigos, em especial, a Ruth Avelino, Romero Rodrigues, Rosa Aguiar, Genésio Filho e José Vieira Neto, e será por incentivo deles que quero dizer presente nessa associação.
O Turismo precisa da nossa fala, das nossas críticas, das nossas avaliações, das nossas ideias. O jornalismo do Turismo é muito calado em diversos momentos, na maioria dos debates e, por isso, precisamos ocupar os nossos espaços.
O jornalista de Turismo não deve ser um mero divulgador de destinos, observador, deve ter senso crítico e buscar contribuir para a evolução do segmento.
Nesse dia de festa, teremos a posse da nova diretora da associação que terá como presidente o amigo José Vieira Neto e Romero Rodrigues como vice-presidente. Parabéns a todos e sorte no desafio de buscar potencializar a associação nos próximos dois anos. Serei mais um soldado nesse processo.
Também será dia de homenagens. Vão receber o Troféu Waldemar Duarte o governo da Paraíba e a prefeitura de João Pessoa, pelo incentivo ao desenvolvimento do turismo; os hotéis Ba`ra e Oceana, ambos no segmento luxo; Engenho Corredor, localizado em Pilar, pela recuperação do espaço onde nasceu o escritor José Lins do Rego; Projeto “Caminhos da Fé”, da Arquidiocese da Paraíba para revitalização de igrejas históricas; Restaurante Mió do Sertão, que promove a gastronomia regional; Programa do Artesanato Paraibano (PAP) que apoia a produção local; Grupo Geografia da Paraíba que divulga as belezas do interior; roteiro “Caminho das Ararunas”, maior trilha do Nordeste; o destino Itatuba pela criação do calendário de turismo; o Natal Iluminado de Campina Grande, percursor na promoção das festas de fim de ano na Paraíba e Fecomércio pela fomentação do turismo paraibano em diversas frentes.
Também vão ingressar à Abrajet-PB os jornalistas Hermes Luna, Cibelly Correia e Flávio Sátyro Filho.
Fábio Cardoso