A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD), promoveu, nesta quarta-feira (29), um passeio de catamarã inclusivo para pessoas com deficiência que são assistidas pelas políticas públicas desenvolvidas pela pasta.
A bordo do catamarã Capitão Gancho, da frota 100% Lazer, aproximadamente 15 pessoas com deficiência – dentre elas crianças com transtorno do espectro autista, com deficiência auditiva e intelectual – acompanhados de seus responsáveis, desfrutaram de um passeio pelo rio Paraíba, contemplando as maravilhas do seu estuário e principalmente o Pôr do Sol da Praia do Jacaré – um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.
A atividade integra a programação do “Verão em Cabedelo”, por meio da campanha “Sol, Mar, Verão & Inclusão” da SPcD, e o principal objetivo é proporcionar experiências que nunca foram vividas pelas pessoas com deficiência. Na semana passada, a atividade incluiu passei à ilha de Areia Vermelha.
A vice-prefeita de Cabedelo, Camila Holanda, entusiasta das ações de inclusão social, novamente foi a idealizadora e principal articuladora do passeio de catamarã para os PCDs. “É maravilhoso estar contribuindo positivamente na vida de tantas pessoas que jamais imaginariam ter a oportunidade de ir nestes locais maravilhosos de nossa cidade. A exemplo da ilha de Areia Vermelha, onde organizamos toda a estrutura, proporcionamos uma experiência com tanto amor aos cadeirantes que visitaram aquele local pela primeira vez. E hoje temos mais um passeio inclusivo para PCDs, pois queremos que todos se sintam parte da nossa cidade e que sejam sempre protagonistas, como todos nós. Cabedelo é para todos, e é um destino inclusivo. Isso é um trabalho que já vem sendo feito desde a gestão anterior, também com ações de acessibilidade, e a gente quer ampliar e tornar a cidade inteira acessível. Queremos que a nossa Cabedelo esteja preparada para os moradores, turistas e, especialmente, para esse público “, destacou Camila.
Durante o passeio, que contou com intérprete de Libras, os participantes dançaram e fizeram fotos com personagens de desenho como o Pocoyo e se divertiram muito com a animação e as brincadeiras dos atores da Secult, Alessandro Tcche (Jeca), Amanda Bezerra (Jaca), Paulinho Lima (Joca) e Vitor Black (Juca).
Após as apresentações, foi servido um lanche e o passeio só foi encerrado após todos prestigiarem o tradicional show do artista Jurandy do Sax tocando o Bolero de Ravel sobre uma jangada flutuando nas águas do rio Paraíba.

“Estamos fazendo dentro do município de Cabedelo ações voltadas para política pública de pessoa com deficiência. E a gestão está fazendo valer o verdadeiro direito da pessoa ao lazer. Esses passeios aos nossos pontos turísticos – que já são acessíveis – só confirmam isso. Aqui realmente tem sol, mar, verão e inclusão. As ações estão sendo mais intensas no verão e aqui temos um trabalho diferenciado”, garantiu a secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Gabrielle Soares.
Logística especial – As pessoas que participaram ou trabalharam no evento, além de toda atenção, receberam camisa de proteção UV com o tema da campanha “Sol, Mar, Verão e Inclusão”. Dentro do catamarã, todos dispuseram de cadeiras e mesas para acompanhar as apresentações.
Todo passeio foi acompanhado de perto pela embarcação da Semam Cabedelo, com a presença de socorristas.
Secom Cabedelo




