Prefeitura de João Pessoa recebe proposta para estudo de viabilidade de teleférico na capital

Destaque Paraíba

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, recebeu a proposta da empresa Connect Global para a realização de um estudo preliminar de viabilidade para a implantação de um sistema de teleférico na capital paraibana. O documento foi entregue pessoalmente pelo arquiteto e urbanista Gustavo Moojen ao secretário de Turismo, Vitor Hugo, e ao vice-prefeito Leo Bezerra, nesta terça-feira (11).

O projeto tem como objetivo modernizar a mobilidade urbana e impulsionar o turismo sustentável em João Pessoa, proporcionando uma alternativa de transporte eficiente e ecológica. Segundo a proposta da Connect Global, o estudo avaliará a viabilidade técnica, ambiental e econômico-financeira da instalação de uma ou mais linhas de teleférico, que utilizariam cabines fechadas e climatizadas com capacidade para 8 a 12 passageiros.

Os teleféricos são amplamente utilizados em grandes centros urbanos ao redor do mundo, combinando eficiência e baixo impacto ambiental. A Connect Global trabalha em parceria com a multinacional francesa POMA, responsável por projetos semelhantes em cidades como Medellín, Balneário Camboriú e Nova York.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Vitor Hugo, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento do setor.

“Esse estudo preliminar é um o primeiro passo para que João Pessoa ganhe um novo equipamento que será fundamental para a mobilidade e, principalmente, como atrativo turístico. Seja onde for instalado, haverá um impacto de mídia muito positivo, tendo em vista já ser utilizado em diversas cidades do mundo com sucesso’, disse o secretário.

Vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, e o secretário de Turismo, Vitor Hugo, conversam com executivos da Connect Global

Parcerias pelo mundo

A Connect Global atua em parceria com grandes fabricantes globais de teleféricos, incluindo a POMA, multinacional francesa que, em sociedade com o grupo italiano Leitner, já implantou sistemas em cidades como Medellín, Nova York, Rio de Janeiro, Santiago do Chile e Balneário Camboriú. Com mais de 10 mil instalações pelo mundo, os sistemas da POMA transportam mais de 6 milhões de pessoas por hora.

Além disso, a Connect Global adota um modelo de estrutura colaborativa (collab), reunindo técnicos próprios e escritórios especializados de todo o Brasil para acelerar Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. A empresa também pretende incluir o projeto no Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, plataforma estratégica para atrair investidores nacionais e estrangeiros.

Assessoria de imprensa