
No dia em que anunciou o retorno da rota Patos (PB) e Recife (PE), nesta segunda-feira (10), a Azul Linhas Aéreas informou ter encerrado operações em nove cidades brasileiras, quatro delas do Nordeste. A empresa não irá operar em Barreirinhas (MA), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Três Lagoas (MS).
O anúncio faz parte de um processo de reajustes da malha aérea iniciado no mês passado, quando houve a suspensão das atividades, mudanças de voos e até de frota em alguns trechos, como forma de se adequar às condições econômicas. Esses mercados são de cidades com menos de 20 mil habitantes.
Ainda nesse pacote de mudanças, a Azul alterou a rota de Juazeiro do Norte, no Ceará. A partir de então os voos saem e chegam do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). No Estado, a companhia aérea já havia suspendido as operações nas cidades de Crateús, Iguatu e São Benedito.
No dia 3 de março, os voos para Fernando de Noronha (PE) passaram a ser operados somente a partir de Recife (PE).
Em nota encaminhada ao UOL, “impactos pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta no dólar, disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda são os motivos para a suspensão.” A Anac acompanha o cumprimento das regras para que nenhum passageiro seja prejudicado.
Fábio Cardoso