Presidente da Embratur afirma que, junto com João Azevêdo, “tem o desafio de conectar a Paraíba a toda a Europa”

Destaque Paraíba

A promoção do Destino Paraíba em Lisboa (Portugal), nessa terça-feira (11), ganhou um reforço importante, durante o Fórum de Turismo Conexão Europa, promovido pela Record Europa e transmitido ao vivo pela emissora para 150 países. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em sua apresentação dos números crescentes do turismo no Brasil, mencionou o governador João Azevêdo afirmando que, “juntos”, têm “o desafio de conectar a Paraíba a toda a Europa”.

João Azevêdo cumpre uma extensa agenda de reuniões com diversos segmentos em Portugal desde segunda-feira (10), já tendo participado de dois momentos importantes, no World Trade Center, onde apresentou o projeto do Polo Turístico do Cabo Branco, e na Embaixada do Brasil em Portugal, reforçando a divulgação dos projetos direcionados ao desenvolvimento do turismo paraibano, bem como os principais roteiros.

No Fórum, João Azevêdo apresentou o potencial da Paraíba como um todo, com destaque para o Polo Turístico Cabo Branco, mas ressaltou também o crescimento que o turismo está vivendo no estado.

“Na Paraíba, o turismo tem tido um aumento contínuo, quase não havendo diferença entre época alta e época baixa. Além disso, a Paraíba está entre os destinos turísticos mais procurados nos maiores portais de viagens online no mundo.”

Sobre o Polo Cabo Branco, o governador disse que se trata do maior projeto turístico planejado e integrado do Brasil atualmente e que só ele vai duplicar o número de leitos existentes hoje na capital paraibana, bem como preparar o Estado para receber 2,5 milhões de novos turistas anualmente quando toda a estrutura estiver em funcionamento.

“Com 8 resorts até o momento, 1 parque aquático, 1 parque temático, shopping e uma avenida com 800 metros que é uma verdadeira sala de estar, o Polo Turístico Cabo Branco é a concretização de um sonho de que ouvimos falar há quase 40 anos”, disse Azevêdo. 

No evento, Marcelo Fleixo promoveu várias das zonas turísticas mais atrativas do Brasil no mercado europeu, reunindo representantes institucionais, empresários, investidores e profissionais do turismo num ambiente de networking e intercâmbio cultural.

A abertura do Fórum ficou a cargo de Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal, que na sua intervenção destacou a relação que existe entre Portugal e Brasil. “Este é um evento que reflete a importância do turismo para os dois países, tanto que, na última Cimeira Luso-Brasileira foi assinado um Plano de Ação para o Turismo que compromete os dois países a adotarem as melhores práticas na promoção turística.”

Sobre a Paraíba, Raimundo Carreiro destacou “que a Estado tem se firmado como um importante destino turístico, cultural e de eventos”, além de estar gerando cada vez mais empregos, receptivo a novos negócios, ideias e pessoas, sendo o segundo estado do Nordeste em termos de qualidade de vida, e o melhor em índices de segurança.

Além da comitiva pública-privada da Missão Paraíba, estiveram presentes, entre outros, Giuliano Ponzio, Head of Sales Europe, Middle East & Asia da Azul Linhas Aéreas Brasileiras; María Agustina Fernández, diretora Regional Comercial da Latam Airlines; Pedro Ribeiro, diretor de Marketing e Vendas do Grupo Vila Gallé; Nuno Sousa, diretor de Vendas em Portugal e África da Tap Air Portugal; Pedro Quintela, diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu; Raimundo Carreiro Silva, embaixador do Brasil em Portugal; Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Hercy Ayres Rodrigues Filho, secretário de Turismo de Tocantins; Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Fábio Cardoso – Fotos: Divulgação