Aeroporto de João Pessa vai bater a barreira de dois milhões de passageiros em março, dois anos antes do previsto pela Aena

Destaque Paraíba

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, vai bater a barreira de dois milhões de passageiros embarcando e desembarcando ainda na primeira quinzena de março deste ano. Dados divulgados nesta quarta-feira (12) pela Aena Brasil – concessionária que administra o equipamento – apontam um crescimento de 7,2% na movimentação de passageiros em fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado – o maior entre os seis aeroportos administrados no Nordeste.

Passaram pelo Castro Pinto 131.561 passageiros, em fevereiro deste ano, quase 9 mil pessoas a mais do que fevereiro de 2024, que registrou a passagem pelos portões do aeroporto 122.700 passageiros. Somando os dois primeiros meses do ano, já utilizaram o equipamento 312.963 passageiros (saindo ou chegando em João Pessoa). No ano passado, a Aena registrou uma movimentação de 1.605.805 passageiros. Somados os 312.963 passageiros (até fevereiro de 2025), são 1.918.768 passageiros.

Quando ganhou o processo de licitação para administrar o aeroporto paraibano, a estimativa de novos investimentos no aeródromo seria iniciado a partir de 2027, quando, pelas contas da Aena, o Castro Pinto atingiria a movimentação de dois milhões de passageiros. A concessionária já informou que existe um planejamento de ampliação de espaços em curso, que deverá promover, por exemplo, um rodízio nas áreas de check’in entre as companhias aéreas que operam no aeroporto utilizando guichês de outras empresas, conforme a movimentação.

Por enquanto, entretanto, a Aena descarta amplia de sua estrutura física, mas admite que está em estudo um projeto nesse sentido, mas sem data para ser efetivado. A concessionária também admitiu que o crescimento de movimento de passageiros no aeroporto surpreende de forma muito positiva.

Fábio Cardoso – Foto: Aena Brasil