
A nova fábrica do Grupo São Braz, instalada na cidade baiana de Conceição do Jacuípe, será inaugurada no dia 28 de março. Conforme afirmou o presidente da empresa, Leonel Freire, ao TURISMO EM FOCO, estão sendo investidos R$ 136 milhões na implantação da unidade industrial, com previsão de criação de 400 empregos. A unidade vai fabricar flocão, farelo gérmen de milho, snacks de milho, colorífico e temperos.
Leonel lembrou que o projeto já vinha sendo pensado ainda quando o patrono José Carlos da Silva Júnior estava vivo. O empresário e ex-senador pela Paraíba, morreu em março de 2021, vítima de Covid-19, aos 94 anos.
“Graças a Deus estamos agora completando esse empreendimento em março”, pontuou, afirmando que um dos pontos decisivos para a escolha da cidade foi a sua localização. “É importante centro de entroncamento e também pela proximidade da matéria-prima”.
O investimento na Bahia se deu, de acordo com Leonel, pelo fato de a empresa estar com a capacidade total industrial na Paraíba e também por ter que trazer toda matéria-prima de fora do Estado para produção.
“Então, a gente ficaria inviabilizado de trazer mercadoria para cá e vender em estados mais distantes. Nós não temos mais capacidade de produção aqui, que está tudo tomado. Hoje a gente tem uma divisão café, que representa mais de um 1/3 do faturamento, o milho, mais um terço, e os outros produtos outros 1/3.”
Para a inauguração, o Grupo São Braz elaborou uma programação especial. Conforme o jornalista e colunista Abelardo Jurema, o evento contará com a presença de uma grande comitiva de amigos da Paraíba. De acordo com a coordenação do evento, os convidados cumprirão uma intensa programação que envolve visita guiada às instalações da fábrica e um coquetel exclusivo, assinado pela renomada chef Tereza Paim. À noite, seguirá com uma apresentação com bandas da Bahia e da Paraíba.
No sábado (29), a comitiva paraibana viverá uma experiência cultural em Salvador, com visita ao Centro Histórico, que inclui a Escola de Carnaval da Bahia, a Escola do Olodum e um passeio pelos pontos turísticos mais procurados da capital baiana, devendo regressar a João Pessoa no domingo (30).
Fábio Cardoso – Foto: Divulgação