
A inauguração do Boulevard dos Ipês no Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa, no dia 05 de agosto – aniversário da cidade – será um grande desafio do Governo do Estado, conforme afirmou o presidente da Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba), Rômulo Polari Júnior. “Realmente o prazo é muito curto (de obra), mas acredito que dê tempo de ser aberto ao público na data pedida pelo governador João Azevêdo”, afirmou o executivo.
A abertura desse novo espaço turístico ao público – turistas ou moradores locais – trará mais uma opção de lazer ao ar livre, em uma área privilegiada. De acordo com Polari, o Boulevard é uma grande praça linear totalmente pública, assim como existem nos bairros, onde haverá serviços de apoio ao turista coordenado pela PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo) e Guarda Municipal, com anfiteatro, grande mirante de contemplação, entre outros serviços de comércio.
O presidente da Cinep enfatizou, que os empreendimentos hoteleiros próximos ao Boulevard vão dialogar com essa área. Nos projetos de cada grupo, segundo Polari, vão se tornar um tipo de “fachada ativa” para o Boulevard. “Todos eles dialogam entre si. No parque aquático haverá uma grande praça virada para o Boulevard, com a sua parte comercial, com o restaurante deles. Já o grupo W.A.M Experience, do lado esquerdo do Boulevard, também vai ser criado o nosso shopping a céu aberto, nosso mall, o primeiro outlet da Paraíba, lá dentro Boulevard.”
Outro grupo que está em processo de licenciamento para construir no Polo Turístico, o Mardisa Hotel e Resort, contará com um complexo gastronômico com seis restaurantes e capacidade para 600 lugares no total, igualmente dialogando com o Boulevard, assim como os projetos de outros grupos, que contarão também com venda de artesanato.
Missão Paraíba em Lisboa foi um sucesso
O presidente da Cinep celebrou os resultados da Missão Paraíba, que esteve em Lisboa (Portugal) para uma série de compromissos com dirigentes de companhias aéreas, hotelaria, construção civil e participando da Bolsa de Turismo de Lisboa – considerada uma das maiores feirs de turismo da Europa -, na semana passada. Polari destacou a importância dessas ações, porque a Paraíba chegou com os produtos já em consolidação com, pelo menos, um ano e meio de antecedência no mercado europeu.
“Não é comum no Brasil antecipar essas ações. Chegamos com um projeto (Polo Turístico) já em processo de consolidação para uma oferta de 13 mil leitos, podendo chegar a 15 mil, o que demandará um aumento de fluxo de turistas nos próximos cinco anos de 2,5 milhões, podendo chegar a 3 milhões a mais”, disse Polari.
Na opinião dele, esses dados têm facilitado o diálogo com as agências e operadoras de turismo na Europa, bem como com as companhias aéreas, que passam a contar com números reais, podendo projetar seus investimentos. A Missão Paraíba manteve reuniões com executivos da TAP e Cabo Verde Airlines. “Tivemos essa preocupação, de antecipar essas informações”, enfatiza.
Polari disse estar otimista também quanto a uma parceria do setor da construção civil da Paraíba, por meio do Sidunscon, com o mercado europeu. As construtoras paraibanas tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos durante um encontro com executivos da Re/Max, uma das mais renomadas agências imobiliárias da Europa, em Lisboa, com um imenso potencial de negócios em todo o mundo. “Foram apresentados os projetos, que são excelentes, das construtoras como a Delta, Terra, Setai. Foi uma semente plantada e início de uma caminhada para conectar os nossos produtos ao mercado europeu.”
Fábio Cardoso