O Turismo de Gramado, na Serra Gaúcha, está de luto. Morreu, na manhã deste domingo (06), o empresário Enoir Antônio Zorzanello. A família não revelou a causa da morte, mas era público que ele vinha sofrendo com problemas de saúde fragilizada nos últimos meses. O velório acontece no Teatro Elisabeth Rosenfeld, ao lado da Câmara Municipal de Vereadores, e o corpo será sepultado no Cemitério Católico São Lourenço, na segunda-feira (07), às 14h.
O nome de Enoir, que tinha 75 anos, se mistura ao desenvolvimento do Turismo de Gramado. Esposo da saudosa empresária Silvia Zorzanello – falecida em julho de 2010 -, os dois, ao lado de Marta Rossi, foram responsáveis diretos pela criação do Festival de Turismo de Gramado – Festuris, feira que revolucionou o turismo da região e ajudou a potencializar o turismo da Serra Gaúcha como um todo.
O empresário, que também foi vereador, se destacou ainda como organizador do Festival de Cinema de Gramado, o maior evento da Sétima Arte da América do Sul, criando um ambiente de divulgação do cinema nacional e artistas que disputavam prêmios, como o Kikito de Ouro. Hoje, o evento está consagrado na Calçada da Fama, onde diversos artistas deixaram suas mãos e autógrafos em placas instaladas na frente do Palácio dos Festivais.
Enoir deixa como herdeiro o jovem Eduardo Zorzanello, filho que já vinha comandando, ao lado de Marta Rossi, a organização de eventos da Rossi & Zorzanello, feira de turismo que reúne mais de 15 mil participantes; 2,7 mil marcas; 53 destinos internacionais; e mais de 500 profissionais de imprensa do Brasil e exterior, principalmente, da América do Sul.
Fábio Cardoso

