Seminário de Boas Práticas do Turismo potencializa o empreendedorismo em São José do Bonfim (PB)

Destaque Paraíba

Algumas das experiências e vivências adquiridas no empreendedorismo criativo voltado para as atividades do turismo na Paraíba foram apresentadas durante o Seminário de Boas Práticas do Turismo, na Câmara Municipal de São José do Bonfim (PB), ocorrido nesta terça-feira (08), numa parceria entre a prefeitura e Sebrae-PB. O evento revelou dicas importantes sobre como implementar as melhores estratégias para alavancar o seu negócio e fortalecer o mercado de turismo regional, partindo de casos de sucesso como o Shopping Rural Doces Tambaba, na Costa do Conde; as Crocheteiras do Lajedo do Marinho, em Boqueirão; e Mulheres Negras do Campo.

O seminário foi aberto com uma palestra da gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, que falou sobre empreendedorismo criativo. Na opinião dela, o evento foi de extrema importância para as pessoas que têm intenção de empreender no turismo, mas que ainda carregam uma série de dúvidas e até desconfianças, se sintam motivadas para investir na área. O evento, segundo ela, “foi uma oportunidade de apresentar aos pequenos negócios do turismo e da produção associada ao turismo a importância de estarem unidos em rede e de fortalecer a governança regional”.

Durante o evento, todos conheceram mais de perto as experiências de sucesso de projetos que começaram praticamente do zero, a exemplo do Shopping Rural Doces Tambaba. Nevinha Silva, uma das líderes do projeto, contou que saiu da beira da estrada no Conde, onde vendia doces caseiros, para investir inicialmente em pequenas barracas de barro, onde passou a vender, além dos doces, peças de artesanato e lanches para os turistas que passavam pelo local. Não demorou muito para começar a crescer e a tornar o Shopping uma parada obrigatória dos turistas.

Já no Lajedo do Marinho, local que recebeu a visita do CEO da Azul Linhas Aéreas, John Robgerson, na semana passada, a história se confunde com a do Shopping Rural, mudando apenas os CPFs. Acima da vocação empreendedora, nos dois casos, a presença do Sebrae foi fundamental no processo de consultoria e transmissão de experiência, inclusive, no momento de conseguir os recursos para os investimentos. O Lajedo do Marinho, inclusive, está inserido no roteiro Paraíbe-Se, um projeto turístico que está sendo comercializado nas agências franqueadas da Azul Viagens em todo o Brasil.

Regina Amorim definiu o momento como aprendizado e troca de experiência sobre o turismo criativo e colaborativo, que prioriza o bem-estar, a sustentabilidade, a inclusão social e as oportunidades de negócios.

Fábio Cardoso – Fotos: Divulgação