O Governo do Estado entrega a primeira etapa do Centro de Convenções de Campina Grande, nesta quarta-feira (21), em clima de festa e muita emoção. O equipamento será um divisor de águas para uma cidade que tem uma grande vocação para o turismo de eventos e que se limitava a promover poucos grandes eventos, como o Maior São João do Mundo e Encontro para a Nova Consciência, sem um espaço adequado e mais estrutura.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, dá a dosimetria do que será essa emoção. “Para mim, como gestora de Turismo do Estado e do setor privado, é um sonho. Estou muito feliz e emocionada com esse grande momento”, afirmou. “O Centro de Convenções é um marco para a história do Turismo da cidade, do Maior São João do Mundo, maior evento regional do mundo”, pontuou.
De acordo com a secretária, Campina Grande é uma cidade vocacionada para o turismo de eventos e precisava ter um equipamento a altura para promover eventos os 12 meses do ano, como feiras, seminários, congressos.
“Campina Grande é a cidade da inovação, do Maior São João, Polo Universitário, Polo de Saúde. O Governo do Estado vai inaugurar os Hospitais da Unimed e da Mulher, o que poderá atrair congressos médicos, científicos, da área Jurídica. Então, o Centro de Convenções já nasce no segundo semestre, quando nós teremos grandes eventos aos quais o governador João Azevêdo vai anunciar, nacional e até em nível internacional”.
“O Centro de Convenções é a realidade de um sonho sonhado e não prometido pelo governador e o vice-governador, Lucas Ribeiro. Sem promessa, mas é o perfil desse governo, de trabalho, de realização desse equipamento, com uma estrutura moderna, ampla, e que será uma referência o Nordeste e no Brasil.”
Programação
A solenidade de inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções de Campina Grande seguirá uma extensa programação festiva, com shows, recreação e homenagens. Entre os homenageados estão os artistas Biliu de Campina e Antônio Barros, falecidos recentemente. Haverá apresentações especiais das quadrilhas juninas Moleka 100 Vergonha, Arraial em Paris e Mistura Gostosa. Órgãos como o Detran e Corpo de Bombeiros promoverão algumas atividades. Os militares do CBPB farão uma exibição de rapel, enquanto que agentes do Detran organizarão atividades infantis e educação para o trânsito. Serão oferecidas pipocas, algodão doce, brinquedos infláveis.
O discurso do governador João Azevêdo está previsto para às 18h, com o corte da fita de inauguração. O evento será encerrado com um show de Jaoãozinho, que deve começar às 21h.
Nesta primeira etapa, será entregue o Pavilhão de Feiras e Congressos, além da área externa. No total, o equipamento recebe investimento de R$ 138,5 milhões e contará com um grande espaço para feiras, auditório, heliponto, Praça das Bandeiras e estacionamento com 624 vagas, sendo 25 vagas para ônibus, 32 vagas para cargas/serviços, 12 vagas para pessoas com deficiência (PcD), 13 vagas para idosos e 542 vagas para o público em geral. A área do centro de eventos, feira e exposição tem um amplo espaço, com 12.679,45 m². O auditório será o maior da cidade, com uma capacidade para 1.900 pessoas em uma área de 5.188,73 m². No total, o equipamento tem uma área construída de 17.956,28 m².
Fábio Cardoso – Foto: Arquivo TF
