Três grandes novidades para o turismo na região Norte foram anunciadas durante o encontro estratégico, em Macapá, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional – e pela ABAV Amapá a convite do Governo do Estado. O fim da exigência de visto para amapaenses entrarem na Guiana Francesa, a prorrogação da redução do ICMS sobre o querosene de aviação para a rota Guarulhos-Macapá, e o lançamento de uma nova programação voltada para a pesca turística no Estado devem impulsionar a movimentação no setor.
O evento segue até domingo (8) e reuniu os presidentes das ABAVs de todo o Brasil, além de membros do conselho, marcando um importante momento de articulação nacional em prol do fortalecimento do turismo brasileiro. O encontro contou com a presença do governador do Amapá, Clécio Luís, que anunciou medidas importantes para a região.
A liberação do visto para entrada na Guiana Francesa representa um avanço histórico na integração regional, especialmente para o turismo de fronteira, facilitando a mobilidade de turistas e ampliando o potencial de negócios entre o Amapá e o território francês. Ela foi conquistada após intensa articulação do Governo do Estado e os trâmites foram concluídos nesta quinta-feira (5), com o anúncio do presidente da França, Emmanuel Macron, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Paris.
Já a prorrogação da redução do ICMS sobre o combustível da aviação (QAV) é uma medida estratégica para garantir a continuidade da principal rota aérea que conecta o Estado ao Sudeste, facilitando o acesso de visitantes e fortalecendo o fluxo turístico. Até 31 de maio de 2027, a alíquota do tributo será mantida em 3%, uma grande redução frente aos 18% estabelecidos anteriormente.
A nova agenda para pesca turística, por sua vez, amplia as opções de ecoturismo no estado e valoriza a biodiversidade amazônica como ativo econômico sustentável. Além disso, o turismo de pesca amadora e esportiva representa enorme potencial para geração de emprego e renda de forma sustentável, valorizando comunidades locais.
“Estamos vivendo um momento muito simbólico e transformador para o turismo no Norte do Brasil. As medidas anunciadas pelo Governo do Amapá representam conquistas concretas que impactam diretamente a conectividade, a integração regional e a diversificação da oferta turística. É uma honra para a ABAV Nacional estar presente em Macapá com representantes de todo o País, justamente para fortalecer esse diálogo e colaborar com estratégias que impulsionem o setor em todas as regiões. O Amapá é um exemplo claro de como o turismo pode ser vetor de desenvolvimento econômico, social e sustentável”, afirmou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.
A capital amapaense, com sua localização única – à margem do Rio Amazonas e atravessada pela linha do Equador – surpreende visitantes com paisagens naturais deslumbrantes, cultura vibrante e experiências únicas. O evento evidencia o potencial da região e reforça a importância de políticas públicas integradas e iniciativas que conectem os diversos elos da cadeia turística.
A ABAV Nacional reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo brasileiro, apoiando ações que promovam a descentralização da atividade, a valorização de destinos emergentes e o fortalecimento da economia por meio do turismo sustentável.
FSB Comunicação – Foto: Divulgação
