Semana de novos recordes e celebrações no Maior São João do Mundo, em Campina Grande

Destaque Eventos Culturais

A grandeza do Maior São João do Mundo, que se estende pelos quatro cantos de Campina Grande, vai se concentrar no coração do Parque do Povo nesta terça-feira (10). A expectativa é que as imediações da Pirâmide recebam mais de 1.280 pares este ano para o Maior Quadrilhão, que foi o recorde do ano passado. É também esperado novamente quebrar o recorde que garantirá o título de Maior Bolo de Milho do Mundo, que em 2024 foi alcançado com 655,9 quilogramas.

A tradição do Maior Quadrilhão Junino do Mundo é celebrada há mais de 10 anos, sendo recorde mundial pela primeira vez em 2013, quando Campina Grande ganhou o título ao lado dos 628 pares participantes. Desde então, a Rainha da Borborema vem se superando, e na edição deste ano espera ultrapassar o próprio recorde, recebendo um número superior aos 1.280, número recordista de 2024.

Festa também tem o maior bolo de milho do mundo

Ao lado do pontapé para a grande quadrilha junina do Maior São João do Mundo estará o Maior Bolo de Milho do Mundo, que surgiu pela primeira vez em 2019, alcançando a marca de 544 quilos e 39,86 metros. O recorde seguiu sendo ultrapassado, e em 2024 chegou a 655,9 quilos distribuídos em 47,07 metros.

“Para nós da Arte Produções é um prazer estarmos à frente da produção do maior bolo de milho do mundo pelo terceiro ano consecutivo. Além da expectativa em quebrarmos o nosso próprio recorde, temos também o desafio de trazer sempre um layout inovador, que traga sensação de pertencimento ao campinense!”, afirmou a produtora executiva da Arte Produções, Lorena Martins.

O Maior Bolo de Milho este ano contará com cerca de 180 pacotes de mistura para milho, 600 litros de leite, 800 unidades de leite condensado e 800 de creme de leite, 120 quilogramas de manteiga e 500 espigas de milhos, além de 7 mil ovos, de acordo com os representantes da Padaria São Francisco, responsável pelo bolo recordista.

“São dez pessoas fazendo essa produção, que começou desde o final de semana e não para de sair fornada. A gente já tá fazendo a produção do recheio também, para estarmos com tudo pronto amanhã na Pirâmide”, comentou Yomana Neiva, representante da Padaria São Francisco.

Casamento coletivo será mais uma atração

Na mesma semana, o Parque do Povo celebra mais uma edição do Casamento Coletivo, realizado na noite de quinta-feira (12), Dia dos Namorados. A cerimônia deste ano deve ser histórica, com uma celebração repaginada e cheia de identidade cultural, coroando o amor dos 100 casais inscritos, a partir das 18h na Pirâmide.

A montagem do Maior Bolo deve começar às 6h, com medições previstas para às 12h e divulgação de resultados às 13h. Enquanto a contagem do Maior Quadrilhão começa às 14h, seguida pelo corte e distribuição do bolo.

“São eventos expositores da nossa vocação artística, cultural e empreendedora, que representam essa força da nossa cidade. Uma cidade que tem orgulho de si, que é vanguardista. E se Deus quiser, com esse trabalho que é realizado junto à Padaria São Francisco com a Arte Produções e com a Prefeitura de Campina Grande, vamos conseguir quebrar mais dois recordes juntos”, celebrou o Secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Ronaldo Neto.

Assessoria de imprensa – Fotos: Leydson Jackson