Avião de voo inaugural entre Recife e Madri apresenta problema e retorna ao aeroporto pernambucano

Aviação Brasil

O primeiro voo internacional da Azul Linhas Aéreas ligando Recife para a capital espanhola, Madri, enfrentou problemas técnicos na noite desta terça-feira (10) e precisou retornar para o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. 

A aeronave envolvida, um Boeing 767-300ER da companhia Euroatlantic, apresentou uma falha nos flaps  (dispositivos localizados na borda traseira das asas, responsáveis por aumentar a sustentação em baixas velocidades, especialmente durante pousos e decolagens).

De acordo com informações preliminares, após a decolagem às 19h52 do Aeroporto Internacional do Recife, o voo AD8000 atingiu apenas 5 mil pés de altitude (aproximadamente 1.520 metros) antes de entrar em um padrão de espera, realizando órbitas para consumir combustível e reduzir o peso da aeronave, como medida de segurança para um possível retorno ao aeroporto de origem.

O comandante teria informado à torre de controle sobre a falha nos flaps, o que exige precauções adicionais para pouso seguro. A Azul Linhas Aéreas informou que está apurando a situação.

O avião ficou sobrevoando a costa brasileira por cerca de duas horas até pousar. Ao todo foram 18 voltas, entre a Praia de Ponta de Pedras, em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco.

A equipe de solo do Aeroporto do Recife e manutenção da companhia recebeu a aeronave e vai avaliar a extensão do problema. O avião  decolou às 19h52 e aterrissou às 21h49. Ele deveria ter chegado na Espanha às 8h30 da quarta-feira (11). Por meio de nota, a Aena informou que o pouso transcorreu dentro da normalidade.

Nota da Azul

A Azul informa que, por questões técnicas, o voo AD8000 (Recife-Madri) de hoje, dia 10, operado pela euroAtlantic, precisou retornar ao aeroporto de origem, com solicitação de prioridade de pouso. A aeronave orbitou antes do pouso, por protocolos preventivos, para diminuição do peso para aterrissagem. O pouso e o desembarque dos Clientes aconteceram normalmente e em total segurança.

Os Clientes estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Anac. A Companhia ressalta que não houve declaração de emergência, e que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial da Azul.

Diário de Pernambuco