Um das atrações da 20ª edição do Festival Internacional das Cataratas – FITCataratas, realizada na semana passada em Foz do Iguaçu (PR), foi o Mercado Público Barrageiro, uma nova aposta para movimentar ainda mais as atividades turísticas e criar um novo roteiro para quem aprecia a gastronomia brasileira na cidade. O mercado celebra as origens da Usina de Itaipu que, por meio do Itaipu Parquetec, é responsável pela gestão do espaço. O termo ‘barrageiro’ é um reconhecimento aos milhares de operários que trabalharam na construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu. O público teve a oportunidade de conhecer um pouco do equipamento no estande montado no Festival.
O TURISMO EM FOCO foi conhecer o equipamento, que já oferece aos turistas e população local 15 opções de empreendimentos comerciais, que vão desde a gastronomia gaúcha, mineira e árabe, lanches rápidos, comida regional até uma carta de cachaças com rótulos de vários Estados brasileiros. Além disso, oferece as tradicionais lembranças da experiência em Foz do Iguaçu abrigando lojas de artesanato e souvenirs, áreas de lazer e espaço kids. O local foi palco da festa de encerramento do FITCataratas.
No passeio pelo Mercado Barrageiro, conhecemos o Seu Sodré, empresário que comercializa uma extensa carta de bebidas, com destaque para as cachaças. Sodré mostrou os diversos rótulos, entre eles, a Cachaça Lenda das Cataratas, produzida na região e criada por ele. Há cachaças premiadas do Paraná, Minas Gerais e até da Paraíba, como a Matuta. As mais vendidas são as cachaças mineiras, mas, segundo ele, muita gente tem experimentado, e gostado, da Matuta.

Na visita ao Mercado Barrageiro, soubemos da importância do equipamento na geração de emprego e renda na cidade. São mais de 450 empregos diretos e indiretos. Vimos espaços reservados para cooperativas e associações locais, como a Cooperativa da Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu (Coaffoz), a Associação dos Produtores Rurais Familiar de Foz do Iguaçu (Aproffoz) e a Associação de Clube de Mães – cada uma com seu próprio box social no local.
O equipamento também oferece espaço para a realização de eventos e promove programação cultural abrindo espaço para os artistas locais.
Fábio Cardoso – Fotos: TURISMO EM FOCO

