Membros da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste se reuniram, nesta quarta-feira (18), em Campina Grande, para avançar em alguns projetos que estão sendo discutidos pelos nove estados da região no Turismo. A reunião aconteceu no Escritório de Representação do Governo do Estado da Paraíba e teve como pautas o fortalecimento regional e a promoção do Nordeste no Brasil e no mundo.
Entre os temas abordados, os secretários estaduais de Turismo e representantes estratégicos já estão programando a utilização da Marca Nordeste, criada pelo Sebrae Nacional em eventos previstos para serem realizados no Sudeste e na Europa. A marca posiciona a região como um único bloco na promoção turística, conforme afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas. A ativação da Marca Nordeste será acompanhada de um plano de marketing internacional e ações integradas com o Ministério do Turismo, como o ACT e o Roadshow SP/BH.
Outra discussão abordada foi a criação de roteiros rodoviários com CVC Corp, maior operadora de turismo da América Latina; a expansão da temporada de cruzeiros marítimos, tendo a ampliação do número de portos inseridos nos roteiros das grandes armadoras e criação de uma estratégia mais eficiente para enfrentar a redução de voos para a região. Existe um estudo para a criação de uma companhia aérea nordestina.
Participaram da reunião presencialmente: Bárbara Braga (secretária de Turismo de Alagoas), Anna Gurgel (subsecretária do Consórcio Nordeste), Marina Marinho (secretária de Turismo do Rio Grande do Norte), Raoni Fernandes (diretor-presidente da Emprotur-RN), Socorro Araújo (secretária de Turismo do Maranhão), Cláudio Asfora (secretário-executivo de Turismo de Pernambuco), Daniela Mesquita (secretária-executiva de Turismo de Sergipe), Rodrigo Galvão (diretor da CVC Corp), Delano Tavares (secretário-executivo de Turismo da Paraíba), Vital Costa (secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Paraíba), Ferdinando Lucena (presidente da PBTur) e Miguel Ângelo (gerente de Turismo da Paraíba).
Participaram Virtualmente: Ana Clévia Guerreiro (Sebrae Nacional), Marco Ferraz (Clia Abremar) e DéborahvGuerra (Sebrae/PE).
Fábio Cardoso – Foto: Divulgação

