Festival das Flores reuniu a cadeia produtiva do brejo com flores, gastronomia, artesanato e cultura em Areia (PB)

Paraíba

O 7º Festival das Flores de Areia, realizado de 3 a 5 de outubro de 2025 no Hotel Bruxaxá, reuniu toda a cadeia produtiva da floricultura da região do Brejo paraibano em uma grande celebração que uniu flores, artesanato, gastronomia e apresentações culturais. O evento foi promovido pela ATURA – Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB, com patrocínio do Engenho Triunfo e apoio da Fecomércio-PB, Sebrae-PB, IFPB, UFPB, Senar-PB, Governo do Estado, deputado estadual Chió e PBTur.

Durante três dias, o público teve acesso gratuito a uma programação diversificada, que destacou o talento dos produtores locais, a força da economia criativa e a beleza da primavera no Brejo paraibano.

Abertura e Cultura Local

A sexta-feira (03) marcou a abertura oficial do festival com as boas-vindas do presidente da ATURA, Leonaldo de Andrade Alves, que ressaltou o papel do evento na valorização dos floricultores e na consolidação de Areia como referência em turismo sustentável e cultural. Em seguida, o Grupo das Seresteiras do Chá abriu as apresentações culturais, encantando o público com repertório que homenageou o tema do evento: Celebrando as cores do pintor. Logo depois, o Desfile das Floriculturas de Areia e da Região do Brejo exibiu o talento e a criatividade dos empreendedores florais locais.

As escolas Pinóquio, Traços e Letras e Inês Soares emocionaram o público com apresentações artísticas inspiradas na natureza e no florescer da vida.

A noite também contou com a Aula-show do IFPB Areia, conduzida pelo chef Guilherme Freitas, que apresentou a sobremesa “Panna Cotta Nordestina Gourmet”. O encerramento ficou por conta das Seresteiras do Chá, que retornaram ao palco com uma apresentação especial.

Muita cultura e alegria durante a programação do Festival.

Sábado de aula-show, sabores e música

No sábado (04), o evento começou com a abertura dos estandes e uma aula-show de arranjos florais com Márcia Gondim, que compartilhou técnicas e tendências para composições criativas.

À tarde, a chef Francis Córdula ministrou a aula-show “Brasil em Flor”, apresentando receitas com identidade regional, como beijinho e cocada azul.

As apresentações culturais seguiram com destaque para o Educandário Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Remígio, fundado em 1988, que valoriza a formação cultural de seus alunos. O público se encantou com as performances do ENSA Music, Ballet ENSA e Banda Marcial.

O clima festivo continuou com as atrações musicais de Eddy Bass, o Sexteto Potiguar e o tradicional Baile da Primavera, realizado no Hotel Triunfo, com muita dança e animação, encerrando a programação do sábado.

Domingo de encerramento e Gastronomia Criativa

O domingo (05) teve início com a abertura dos estandes e uma aula-show do IFPB com o chef Matheus Rockenbach, que apresentou o prato Raviolone de camarão, cabra e geleia de ora-pro-nóbis com maracujá, encantando os visitantes com a mistura de sabores regionais.
A cantora Mayara Soares trouxe leveza e emoção à tarde, encerrando o evento em clima de celebração.

Às 17h, ocorreu o encerramento oficial do Festival das Flores de Areia, com agradecimentos aos parceiros, produtores e visitantes que fizeram o evento florescer.

Para o presidente da ATURA, Leonaldo Alves de Andrade, o festival representou um marco na integração entre produtores e instituições parceiras:

“O Festival das Flores é uma vitrine para o talento e o trabalho coletivo que fortalecem o turismo rural e a economia criativa do brejo. E o Festival das Flores reforça o que conseguimos construir em parceria , pesando no bem coletivo do nosso turismo. Já estamos visualizando inovações para a oitava edição.”

O 7º Festival das Flores de Areia se consolidou como um dos principais eventos do calendário turístico e cultural da Paraíba, conectando produtores, artistas e visitantes em uma experiência sensorial que uniu cores, aromas, sabores e emoções.

Assessoria de imprensa – Fotos: Divulgação

Anúncios