O turismo é um dos setores em ascensão em todo o país e importantes para a economia. Somente na Paraíba, de acordo com o Sebrae, são 1.837 pequenos negócios ligados ao setor, considerando agências de viagens, operadores turísticos e outros serviços de reservas de turismo. Como em qualquer empresa, os empreendedores desse setor precisam buscar conhecimento para ampliar o negócio.
Ao participar de um debate durante a Convenção Nacional de Vendas da CVC, realizada neste sábado (7), em João Pessoa, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, defendeu que os empreendedores da cadeia turística devem buscar conhecimento para acompanhar a evolução da tecnologia da informação e da comunicação. Para ele, essa é uma das estratégias para melhorar a produtividade e competitividade nos negócios do setor.
“Estamos em um momento em que a tecnologia da informação e da comunicação está evoluindo rapidamente e se tem uma profusão de informações, mas que, nem sempre, se traduz em conhecimento. Então, é preciso estar ligado nisso e a tudo que o nosso cliente quer. A principal inteligência do negócio é saber o que o cliente está pensando e buscar atender”, explicou Luiz Alberto.
No debate sobre gestão de negócios e de pessoas, o superintendente do Sebrae/PB reforçou ainda a importância dos empreendedores investirem na capacitação própria e também de suas equipes. “O desafio é colocar a pessoa certa no lugar certo. Quando você consegue isso, a tendência é a sua empresa alcançar outro patamar”, acrescentou Luiz Alberto. Ele lembrou ainda ao público os serviços que o Sebrae disponibiliza, em todo o país, para os empreendedores do turismo, seja de forma online ou presencial.

Até domingo – A Convenção Nacional de Vendas da CVC, maior operadora de turismo da América Latina, encerrada neste domingo (8), no Centro de Convenções da capital, reuniu mais de duas mil pessoas, entre franqueados, executivos, agências e parceiros estratégicos para debater tendências do setor, metas, estratégias e inovações para o próximo ciclo de negócios.
O evento fortalece a integração entre as equipes de vendas, o trade turístico e os canais de distribuição, além de fomentar o conhecimento sobre produtos, plataformas e experiências que impulsionam o crescimento das vendas no Brasil e no exterior. O Sebrae/PB conta com um estande no evento onde o público pode tirar dúvidas e conhecer os serviços disponibilizados pela instituição.
Assessoria de imprensa – Fotos: Divulgação



