Nella Linhas Aéreas protocola pedido na Anac para iniciar operações; O Nordeste está no radar da empresa

Aviação Destaque

Mais uma empresa aérea de baixo custo pretende investir no Brasil e operar voos dentro do país nos próximos meses. A nova companhia Nella Linhas Aéreas protocolou pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar operações regionais. A informação foi publicada no site do Ministério da Infraestrutura nesta sexta-feira (20).

Segundo a Anac, o encontro faz parte da primeira de uma série de etapas para a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA), documento que autoriza o início das atividades da companhia. O processo pode durar vários meses, até que a empresa esteja apta a lançar o primeiro voo, mas a previsão é de que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2021.

“A retomada de nossa atividade ocorrerá por meio do turismo doméstico e temos que aproveitar esta tendência para promover e valorizar nossos destinos. A chegada de novas companhias aéreas regionais amplia a conectividade e tornam o turismo ainda mais acessível”, ressalta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

Com o lema “Não se trata apenas de voar”, a companhia pretende se tornar referência na aviação regional brasileira, atendendo à demanda de cidades do interior ainda desassistidas pelo serviço aéreo, e ser reconhecida por uma gestão humanizada, focada nos viajantes e nos colaboradores. O brasileiro Maurício Souza, fundador da Nella, explica que o nome da empresa foi uma homenagem à filha Antonella, de menos de 1 ano, e que aplicará a jovialidade do nome nos valores da empresa.

Maurício Souza afirma que a Nella deve operar, inicialmente, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com aviões ATR 72-600, muito utilizados para pouso e decolagem em aeroportos menores. As aeronaves possuem capacidade para transportar até 72 passageiros em voos regionais. Tendo, a princípio, o centro de operações no Aeroporto Internacional de Brasília e o centro administrativo no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, a intenção do CEO é ampliar hubs e frotas, inclusive cargueiras.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, este é o momento ideal para se investir no mercado interno brasileiro. “A retomada de nossa atividade ocorrerá por meio do turismo doméstico e temos que aproveitar esta tendência para promover e valorizar nossos destinos. A chegada de novas companhias aéreas regionais amplia a conectividade e tornam o turismo ainda mais acessível”, ressalta.

Parceria com a empresa global de tecnologia Hitit

A empresa turca Hitit, especializada em sistemas comerciais de TI para a indústria de viagens, emitiu uma nota informado sobre sua nova parceria com a start-up brasileira Nella Linhas Aéreas. Com sede em Istambul, a Hitit provê sistemas de serviço de passageiros a sistemas financeiros, operacionais e de gestão de fidelidade

Segundo o comunicado à imprensa publicado em seu site, “a Hitit uma das 3 maiores provedoras de sistemas de TI para a indústria de viagens do mundo, e a Nella Airlines, uma empresa start-up do Brasil, assinaram um novo acordo de parceria para soluções gerais de TI e transformação digital que consiste em sistemas de serviço de passageiros, planejamento operacional, receita e soluções de carga. “ Hitit tem o prazer de ser a escolha final de Nella após um processo de licitação detalhado e completo. Apesar de ser a quarta companhia aérea da Hitit nas Américas, a Nella é a primeira companhia aérea brasileira parceira”.

Diz a empresa turca que os sistemas de reserva, emissão de bilhetes, reserva online e móvel, controle de partida, gerente de slots, fidelidade, controle de operação, gerenciamento de tripulação, sistemas de aplicativos móveis, soluções de contabilidade de receita e custos serão implantadas pela equipe da Hitit e estarão prontos para a operadora até junho de 2021.

Site do Ministério da Infraestrutura