Quais são as melhores cidades de Minas Gerais para viajar no inverno? Veja 3 dicas!

Brasil

Ouro Preto, Belo Horizonte e Monte Verde estão entre os principais destinos desta época; confira os principais atrativos de cada uma

Um dos destinos turísticos mais visitados no Brasil, Minas Gerais encanta no que tange ao clima, às paisagens, à culinária e, é claro, à receptividade do povo mineiro. Conhecida por ser calorosa e bem acolhedora, a população mineira – especialmente nas cidades do interior – sabe receber seus hóspedes, principalmente com o pão de queijo característico da região e o cafezinho do interior. Por isso, não à toa, o estado é associado à boa gastronomia e hospitalidade.

No inverno, Minas Gerais torna-se um destino ainda mais atrativo, uma vez que, além de oferecer pratos quentes e saborosos, o estado proporciona ao público diversos eventos culturais – como festivais e shows gratuitos – para movimentar a economia. Em regiões montanhosas, por exemplo, as festividades nesta época são muitas, somadas, ainda, às tradicionais festas julinas.

Mas, por ser um estado bastante extenso, são muitas as opções de cidades para conhecer e desfrutar do melhor de Minas Gerais. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de destino:

  • Ouro Preto

Uma das cidades mais visitadas em Minas Gerais, Ouro Preto tem diversidade para atender a todos os gostos e bolsos. A cidade reúne museus, que contam a história da época colonial, obras de arte famosas, igrejas barrocas e restaurantes variados. No âmbito gastronômico, é possível encontrar desde diversos cafés e cappuccinos a pães de queijo, goiabadas, feijões tropeiros, doces em compota e, é claro, queijos em todas as modalidades.

No entretenimento, também há muitas opções, uma vez que a cidade é bastante ligada à cultura. Em julho deste ano, por exemplo, estão acontecendo diversos shows gratuitos no Festival de Inverno, como Ana Carolina, Barão Vermelho, Sorriso Maroto, João Bosco, Raça Negra, Xande de Pilares, Lagum e várias outras bandas e cantores.

  • Belo Horizonte

Se tem um lugar que é diverso em gastronomia, cultura e entretenimento, é Belo Horizonte. A capital mineira caracteriza-se por ser uma cidade grande, mas ainda acolhedora e receptiva, que oferece desde noites agitadas em festas e baladas até passeios ecológicos na Lagoa da Pampulha. Além disso, se seu objetivo for fazer uma imersão cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Praça da Liberdade são ótimas recomendações.

Na culinária, uma dica importante é sobre o Mercado Central. Lá, é possível encontrar uma grande variedade de queijos, geleias, doces de leite, farofas caseiras, pães de queijo, chocolates quentes e mais uma infinidade de itens gastronômicos.

  • Monte Verde

Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Monte Verde é o lugar ideal para aproveitar o inverno com tranquilidade, paz, conforto, natureza e bebidas quentes. Por estar em uma região montanhosa, que chega a mais de 1.500 metros de altitude, Monte Verde tem temperaturas mais amenas, e, dentre os principais motivos para a cidade aspirar romance, este é um dos principais.

A culinária também é bastante chamativa: você encontra quitutes típicos mineiros, chocolates quentes, fondues, churrascarias e restaurantes acolhedores, enquanto, no entretenimento, trilhas e passeios de contato com a natureza são o forte da região.

Mas lembre-se: é importante se programar para viajar a esses destinos. Isso inclui se organizar  financeiramente, reservar passagens e hotéis com antecedência e se equipar com roupas de frio. Afinal, todas essas regiões são bem geladas no inverno, então toucas, gorros, blusas e meias de lã são sempre bem-vindos.

Assessoria de imprensa