Regional Cup de Kart Brasil conhecerá seus campeões inéditos nesta quarta-feira no Paladino, na Região Metropolitana de João Pessoa

Destaque Esportes

A cidade do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, será transformada na capital do kart brasileiro nesta terça e quarta-feira (30 e 31), quando acontece a decisão da 1ª edição da Regional Cup de Kart, no Circuito Internacional Paladino. A própria Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) aponta o evento como “um dos momentos mais aguardados da temporada 2024 do kartismo brasileiro”.

O Regional Cup de Kart terá uma das maiores premiações do kartismo nacional na atualidade nas categorias OK Júnior e OK FIA e quatro pilotos brasileiros passarão a integrar a Academia CBA e disputarão o Mundial de Kart e Copa do Mundo de Kart OK-N com inscrição e equipamentos pagos pela CBA.

Organizado pela CBA, o campeonato chegou ao país com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que escolheu o Brasil para ser sede da primeira Regional Cup na América do Sul.

O campeonato começou a partir da iniciativa do piloto Felipe Massa em 2021. Na oportunidade, ele ocupava a presidência da FIA Karting e contou desde a sua concepção com o apoio de Giovanni Guerra, presidente da CBA, que trabalhou nos últimos anos para a viabilização do evento no Brasil, tendo suporte de importantes dirigentes do esporte, como Mohammed bin Sulayem, presidente da FIA, Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul, Simone Perego, diretor de campeonatos da FIA Karting, Bruno Famin, também membro da FIA Karting, e Ricardo Gracia, proprietário do Speed Park e parceiro da CBA na utilização estratégica dos motores OK enviados para a competição.

A importância do kartismo brasileiro no cenário internacional foi um dos fatores para que a FIA apostasse no projeto e enviasse ao país os mesmos motores OK, usados pelos pilotos no Europeu e Mundial de Kart, tornando possível alcançar o principal objetivo da Regional Cup: possibilitar que os kartistas possam correr em seu próprio país com os mesmos motores e regras dos campeonatos mundiais, facilitando o aprendizado, reduzindo substancialmente os custos para a disputa de um evento fora do país, onde normalmente o piloto chega sem ter familiaridade com o equipamento e necessita de mais tempo para adaptação.

Premiação especial para o Mundial e Copa do Mundo de Kart OK-N

O melhor brasileiro na Final da OK FIA e o melhor piloto do país na Final da OK Júnior passarão a integrar a Academia CBA de Pilotos e ganharão como prêmio a isenção na taxa de inscrição e todo equipamento da equipe de fábrica italiana Parolin para disputa o Mundial de Kart nas respectivas categorias, entre os dias 12 e 15 setembro, no Kartódromo PF International, em Grantham, na Grã Bretanha (despesas pessoais de traslado e hospedagem serão de responsabilidade dos pilotos).

Além disso, logo após as Finais no Paladino, haverá a disputa da Seletiva OK N, para os pilotos que ficarem entre o segundo e o nono lugar na OK FIA, valendo duas vagas para a Copa do Mundo OK N, que será realizada junto com o Mundial. Os dois melhores brasileiros na seletiva também farão parte da Academia CBA e receberão os prêmios (isenção na inscrição e equipamentos da Parolin para o campeonato internacional).

“É a realização de um grande sonho essa 1ª Regional Cup de Kart no Brasil. Como já disse anteriormente, é um momento histórico para o nosso kartismo e só tenho a agradecer a todos que nos apoiaram, ao Mohammed, à Fabiana, ao Simone Perego, ao Bruno Famin, que na época foi o grande incentivador e assinou o investimento neste projeto com o apoio do Felipe Massa, para dar ao Brasil e à América do Sul a oportunidade de nossos pilotos correrem em igualdade com o restante do mundo”, lembrou Guerra.

“Temos certeza de que teremos grandes finais, que demonstrarão à FIA que o investimento foi acertado e que renderá muitos frutos para o kartismo de toda a América do Sul”, finalizou o presidente da CBA.

Na categoria Mini 2T, os pilotos também receberão um prêmio especial. A MotorBiz, organizadora da categoria, a NASCAR Brasil e a equipe Baby Race, com o apoio da CBA, darão ao vencedor uma corrida totalmente gratuita na Itália.

A programação de pista da Regional Cup começa nesta terça-feira, com treinos livres, tomada de tempos e quatro baterias classificatórias, seguindo critérios parecidos com os regulamentos dos campeonatos na Europa. Na quarta-feira, acontecem as Pré Finais, Finais e a Seletiva de Kart OK-N. As tomadas, classificatórias, Pré Finais e Finais serão exibidas ao vivo no Youtube CBA BRKart (https://www.youtube.com/CBABRKart).

Conheça os Finalistas da 1ª Regional Cup de Kart:

OK FIA
1. Gustavo Galvão (DF), 16 anos (FAEM)
2. Nicollas Loretti (RJ), 16 anos (FAUESC)
3. Lucas Moura (MG), 15 anos (FMA)
4. Murilo Fiore (PR), 26 anos (FAUESC)
5. Heitor Farias (RS), 14 anos (FADF)
6. Tito Giaffone (SP), 16 anos (FASP)
7. Léo Calcanti (SC), 16 anos (FAUESC)
8. Pietro Torneri (SP), 15 anos (FASP)
9. Gabriel Koenigkan (DF), 15 anos (FADF)
10. Firas Fahs (PR), 15 anos (FAUESC)
11. Enzo Prando (SP), 24 anos (FAUESC)
12. João Maranhão (PE), 19 anos (FPEA)
13. Máximo Toviggino (Argentina), 22 anos (Argentina)
14. Alfredinho Ibiapina (PR), 16 anos (FAUESC)

OK Júnior
1. Guilherme Moleiro (PR), 13 anos (FPRA)
2. Rafael Busato (PR), 11 anos (FAUESC)
3. Marcelo Tortato (PR), 14 anos (FAUESC)
4. Nicolas Guth (RS), 12 anos (FAUESC)
5. Theo Salomão (GO), 12 anos (FAUGO)
6. Pedro Lima (SP), 14 anos (FASP)
7. Léo Ramires (SP), 13 anos (FASP)
8. Francisco Camilo (MT), 14 anos (FAEMT)
9. Gustavo Bonk (PR), 13 anos (FAUESC)
10. Vinícius Ferro (SP), 13 anos (FASP)
11. João Henrique Shimoda (SP), 14 anos (FASP)
12. Daniel Rebouças (RN), 12 anos (FPARN)
13. Victor Alencar (EUA), 13 anos (Estados Unidos)
14. Guilherme Busato (PR), 11 anos (FAUESC)
15. Felipe Rabello (PB), 12 anos (FAEP)
16. Lucas Kuhn (PR), 12 anos (FPRA)

Mini 2T
1. Rafael Guimarães (MG), 10 anos (FMA)
2. Davi Honório (TO), 10 anos (FAT)
3. Fabio Bianchi (MS), 9 anos (FAMS)
4. Angelo Predebon (SC), 11 anos (FASP)
5. Pedro Santa Rosa (DF), 11 anos (FADF)
6. Joaquim Andrade (MT), 9 anos (FAT)
7. Nicolle Campos (PB), 9 anos (FAEP)
8. Lorenzo Kuhn (PR), 8 anos (FPRA)

Redação com site da CBA