Fernando de Noronha vai captar eventos e contará com um novo terminal aeroportuário

Brasil

Um dos destinos de lazer mais procurados pelos brasileiros, Fernando de Noronha (PE), se prepara para entrar no mercado de eventos, a partir da criação do Convention & Visitors Bureau, que tem como presidente o empresário Hayrton Almeida. A nova entidade, que conta com mais de 70 empresários de toda a cadeia produtiva do Turismo local, pretende investir no mercado de médios e pequenos eventos por conta da infraestrutura da ilha, que não permite competir com cidades consolidadas como Fortaleza (CE), Porto de Galinhas e Recife (PE) e Natal (RN).

De acordo com Hayrton Almeida, existe uma mística de que Fernando de Noronha se vende sozinho, o que, segundo ele, necessariamente não é verdade. “A gente não acredita mais nisso e, por isso, estamos nos organizando para buscar captar eventos, mudando um pouco o perfil de nossos turistas, que não serão mais apenas de lazer, mas, sobretudo, corporativo, permitindo que haja fluxo de turistas durante toda a baixa, média e alta temporada”.

Além de buscar captar eventos, o presidente do CVB de Noronha, revelou que a ilha está passando por um processo de reconstrução a partir do projeto aprovado pelo Governo do Estado de Pernambuco, de construir um novo terminal aeroportuário, triplicando o número de voos e de passageiros embarcando e desembarcando. Atualmente, o equipamento passa por ampliação de pista, o que permitirá que receba jatos até dezembro deste ano, o que hoje está proibido.

Paralelamente, já está sendo discutida a ampliação da malha aérea para Noronha, que deverá inserir voos vindos do Aeroporto de Guarulhos (SP), operados pela Latam Brasil, e do Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte, operados pela Azul Linhas Aéreas. “Iremos trabalhar ainda para atrair turistas estrangeiros, que representam pouco mais de 8% de toda a nossa demanda. Mais de 90% dos nossos visitantes são brasileiro. Queremos o turista estrangeiro vindo para Noronha”.

A reportagem conversou com o presidente do CVB de Fernando de Noronha no estande de Pernambuco durante a ABAV Expo 51, que aconteceu em Brasília.

Fábio Cardoso