Empresários de Porto de Galinhas (PE) estão otimistas com aumento da malha aérea para Recife

Brasil

O crescimento da malha aérea no Aeroporto do Recife tem gerado muito otimismo entre os empresários de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE) – distante cerca de 60 km da capital pernambucana. O presidente do Porto de Galinhas Convention Bureau, Otaviano Maroja, contabiliza cerca de 100 voos diários e dois novos destinos internacionais que passarão a operar no equipamento: Assunção/Paraguai – Recife, operado pela Azul Linhas Aéreas, e Santiago/Chile – Recife, pela LATAM, ambos a partir de dezembro, no período de alta estação. O retorno de mais voos internacionais tem sido visto com bons olhos, porque irão somar às operações que já chegam de Buenos Aires/Argentina e Lisboa/Portugal.

Otaviano Maroja estima um aumento entre 2% e 3% no fluxo de turistas na próxima estação de verão. Muitos hoteis, inclusive, segundo ele, já estão com quase 100% das reservas fechadas para o Réveillon e alguns finais de semana de janeiro de 2025. A média de ocupação na rede hoteleira gira em torno de 70%, em 2024, o que deve ser mantido na próxima estação. “Está havendo um crescimento da ocupação ainda baixo em relação a 2022, mas o faturamento tem apresentado crescimento”, pontua o empresário. A presença de mais estrangeiros seria o motivo do aumento do valor do ticket médio.

O presidente do Convention Bureau participou da ABAV Expo 51, realizada na semana passada em Brasília (DF), e disse que muitos destinos tradicionais como Porto de Galinhas têm que redobrar os trabalhos de divulgação e promoção por conta do surgimento de muitos destinos novos no mercado. “Oferecemos roteiros que atendem todo tipo de clientes, que vão desde lua de mel, famílias, férias e réveillon”, aponta o empresário.

Fábio Cardoso