Aeroporto de João Pessoa foi o mais movimentado entre os equipamentos administrados pela Aena, no Nordeste

Destaque Paraíba

O Aeroporto de João Pessoa / Presidente Castro Pinto foi o mais movimentado entre os seis equipamentos administrados pela Aena Brasil, no Nordeste, e o segundo de toda a rede da concessionária espanhola no país – num total de 16 aeroportos -, em setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento da movimentação de passageiros foi de 15,9%, com 132.387 pessoas cruzando os portões embarcando ou desembarcando – mais de 20 mil em relação a agosto deste ano. No ano, o aumento do fluxo teve elevação de 24,6%, com 1.155.012 passando pelo Castro Pinto.

O número de operações teve um aumento de 12,1%, assim como no volume de cargas, que registrou alta de 59,7%. Os dados são das companhias aéreas que operam no aeroporto (Latam, Azul e Gol).

Queda em Campina Grande

Por outro lado, o Aeroporto de Campina Grande / João Suassuna registrou queda pelo segundo mês consecutivo, de 42,4%. Passaram pelo equipamento 15.554 passageiros. No acumulado do ano, porém, o saldo ainda é positivo, de 88,4%, em relação ao mesmo período de 2023, com 226.797 pessoas cruzando os portões do equipamento. Houve uma queda de 28,1% nas operações e de 23,9% no volume de cargas.

O aeroporto mais movimentado em setembro entre os administrados pela Aena foi o de Santarém (PA), com 33,8%, com 53.262 passageiros embarcando ou desembarcando.

A Aena Brasil administra no Nordeste, além dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, os de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE).

Fábio Cardoso