Vice-governador de Minas Gerais afirma que turismo da Paraíba se reinventou e que João Pessoa é exemplo para o Brasil

Destaque Paraíba

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, destacou, nesta quinta-feira (24), o potencial de promoção e empreendedorismo da BTM – Brazil Travel Market – maior evento de Turismo B2B do Norte e Nordeste. Segundo ele, o evento “é sempre muito importante, porque a feira em Fortaleza se tornou um ambiente onde o Sudeste pode apresentar os seus destinos no Nordeste, e nossos operadores estarem mais perto dos operadores do Nordeste”, afirmou.

Simões enfatizou que o Nordeste é uma região muito rica em termos de oferta de destinos turísticos e fez uma referência especial à Paraíba sobre como vem trabalhando o turismo do estado, em especial, em João Pessoa. “Eu frequentei João Pessoa há 30 anos atrás, quando a gente via o declínio da primeira grande onda de turismo, quando Tambaú começa a perder o seu encanto, o seu charme, e hoje, a gente volta a João Pessoa e vê uma cidade reinventada, um turismo pujante”, pontuou.

Na opinião dele, “o Brasil inteiro tem muito a apresentar com a experiência, obviamente, aqui do Ceará, mas com o de João Pessoa, com a Paraíba que, aliás, se reinventou de uma forma espetacular nas duas últimas décadas”.

O vice-governador afirmou ainda, que a Paraíba conseguiu fazer ações que Minas Gerais está tentando copiar do modo dela, “que é valorizar também a tradição do interior do Estado. O que Campina Grande se transformou em uma grande atração turística é para nós um exemplo da forma de se tratar as nossas festas populares. Nós temos um esforço muito grande no interior de Minas (Gerais) de promoção do que é a cultura no interior de Minas, quanto atrativo turístico, muito inspirado na tradição de Campina Grande”.

“O Nordeste, para a gente, é uma referência em receptivo, e a gente tem aqui, na BTM, de fazer essa troca entre os nossos trades, o trade mineiro que trabalha em cima de paisagens naturais. Nós temos montanhas, o Nordeste tem mar; De Cultura, vocês têm Cultura muito própria do Nordeste e nós também. Nós somos marcados, as duas regiões, pelas características da população, e pela culinária, também duas características muito interessantes. Então, a gente convive, troca tanto, com o turismo de João Pessoa, de Fortaleza, do Nordeste. Nós temos três características que são as mesmas das duas regiões”.

Fábio Cardoso