BeFly promove 2º BeESG com foco em iniciativas de sustentabilidade e impacto social

Cotidiano

Nesta terça-feira (29), a BeFly realizou seu 2º Encontro de ESG, o BeESG, reunindo líderes e parceiros do setor para aprofundar discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social no turismo e nas viagens corporativas. Ao longo da manhã, os participantes apresentaram iniciativas inovadoras e compartilharam experiências voltadas para a construção de um futuro mais sustentável.

A abertura do evento foi conduzida por Marcelo Cohen, CEO da BeFly, Luciano Guimarães, VP de Negócios da BeFly, e Sylvio Ferraz, VP de Novos Negócios e Produtos do ecossistema, que deram início às apresentações e agradeceram a todos os presentes.

Na sequência, Renata Maluf, Diretora de Marketing e ESG da BeFly, Manuela Bernardes, Diretora da Flytour Business Travel e Flytour Eventos, e Andrea Panisset, Head de Marca e ESG da BeFly, fizeram um resumo do evento SDGs in Brazil, realizado pelo Pacto Global da ONU em setembro, na sede da organização em Nova York.

Andrea Panisset destacou como a participação no evento em Nova York trouxe uma nova perspectiva e insights: “Precisamos construir esses espaços de troca e conhecimento, principalmente no setor de turismo. Abrir as portas da BeFly para um tema tão urgente e necessário, com nossos clientes e parceiros só reforça a importância dessa pauta. Sem colaboração, não há como pensar em negócios e iniciativas sustentáveis.”

O evento contou com a presença de Cristiane Cralcev, Gerente Executiva de Conhecimento e Parceria do Pacto Global da ONU, que traçou o cenário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, destacando as principais conquistas e os desafios enfrentados pelas empresas na adoção dessas metas globais e na agenda 2030.

“O Pacto Global nasceu como uma provocação da ONU para acelerarmos os ODS e, no universo empresarial, podemos ter um recorte mais conectado com iniciativas de negócios. No Brasil, são mais de 2 mil empresas participantes, sendo metade delas pequenas e médias empresas. Esse ecossistema, dentro da cadeia de fornecimento, é muito importante, e toda iniciativa, por menor que pareça, faz diferença para as grandes empresas,” afirmou Cralcev.

Um dos momentos interessantes foi o painel de Mauricio Gonzalez, Diretor Executivo do Grupo Globo, com Manuela Bernardes, onde foram apresentadas diversas ações de ESG realizadas pelo Grupo Globo.

No campo da inclusão social, a Vai Voando, uma empresa do ecossistema BeFly, foi apresentada por Luiz Andreaza, Diretor Executivo, e Monalisa Moreno, Gerente Comercial.  O maior destaque foi a possibilidade de pessoas das rendas C e D tornarem-se empreendedores através das franquias Vai Voando, que incentivam a democratização do turismo no Brasil através de um sistema de pagamento em até 12x no boleto, sem consulta ao SPC e Serasa. Ainda em 2024, a Vai Voando realizou uma parceria com a Água Camelo e inaugurou um totem com água e Wi-Fi grátis na Rocinha, no Rio de Janeiro, com foco em melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão digital da comunidade.

No âmbito ambiental, empresas como a Lufthansa e a United compartilharam suas principais iniciativas de sustentabilidade, reforçando o compromisso com o combate às mudanças climáticas.

Outro ponto alto foi a apresentação do projeto Futuro Neutro, uma iniciativa da BeFly focada na neutralidade de carbono como um serviço adicional para os clientes corporativos, conduzida por Manuela Bernardes e Janaína Storfe, Especialista em ESG.

Em seguida, Janaína Storfe e Andrea Panisset apresentaram a parceria com a Together Band, liderada pelo inglês Cameron Saul. O projeto tem como objetivo promover ações práticas em linha com cada um dos 17 ODS. Em parceria com a Together Band, a BeFly distribuiu pulseiras produzidas a partir de plástico retirado do oceano, metal de armamento apreendido e manufaturas por comunidades ao redor do mundo. As bands da BeFly, em especial, são fabricadas na Bahia e foram distribuídas como brindes para cada um dos participantes.

O evento foi concluído com as considerações finais de Maluf, Panisset e Storfe, que reforçaram o compromisso da BeFly com a sustentabilidade e destacaram a importância de soluções inovadoras para promover impactos positivos no aspecto social e ambiental.

Voltado para gestores de viagens corporativas e ESG dos segmentos B2B e B2C, o evento reafirmou a liderança da BeFly na promoção de um futuro mais sustentável no setor de turismo.

FSB Comunicação