Embratur vai trabalhar a marca Nordeste unificada e pretende levar programa de compradores estrangeiros para a BTM 2025

Brasil

A próxima edição da BTM – Brazil Travel Market, que será realizada nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, deve contar com um incremento internacional ainda maior, conforme o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis. Ao TURISMO EM FOCO, Bruno revelou que a Embratur está projetando levar para o evento buyers internacionais por meio do programa de compradores, que já acontece em todas as feiras internacionais no país, a exemplo da WTM, Festuris Gramado e Abav Expo.

“A gente quer conversar com a BTM para entender de que forma essa nossa iniciativa de estímulo do produto unificado do Nordeste pode ser na etapa do famtour. A gente quer linkar o famtour trazendo os compradores internacionais para vivenciarem a feira e poderem entender os roteiros interligados do Nordeste”, pontuou Bruno.

O diretor da Embratur afirmou ainda, que, por meio de um acordo de cooperação com o Consórcio Nordeste, pretende desenvolver um plano a partir de 2025/2026 para posicionar a marca Nordeste unificada para os mercados dos Estados Unidos, Europa e América do Sul.

“A gente pretende levar diferenciais competitivos de maneira organizada. Isso vai contemplar com famtour, press trip, campanhas cooperadas com operadoras de turismo, campanha de publicidade para o consumidor final e também um grande workshop que iremos fazer na Europa no primeiro semestre, fazendo as relações comerciais no B2B a serem contempladas num curto prazo”.

De acordo com Bruno, a princípio, os países que serão direcionadas essas ações no primeiro semestre são no mercado europeu, focando no Reino Unido, Itália e França, e, no segundo semestre, uma ação na América do Sul, para colocar o fomento do voos que estão sendo inaugurados para o Nordeste. “As companhias aéreas estão com novos voos que não existiam, como é o caso de Paris/Salvador e Santiago/Fortaleza, da mesma maneira que a gente coloca no radar esse produto novo para ser estimulado”.

Sobre uma nova malha aérea para o Nordeste, um dos principais gargalos de crescimento maior da região, Bruno disse que a Embratur desenhou um produto, que é o PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional), que teve foco no estímulo a trazer a descentralização das rotas aéreas para o nosso país. “Então, muitas das rotas anunciadas estão sendo contempladas e a nossa ideia é ampliar essa discussão para poder potencializar o PATI para a região Nordeste, com novas opções de voos e isso inclui ainda novas companhias aéreas internacionais que podem estar chegando no Brasil.

O PATI é um programa destinado à promoção do Brasil nos mercados internacionais, no qual companhias aéreas e aeroportos podem submeter projetos de novos voos e acessar os fundos e campanhas do Visit Brasil. Na sua primeira edição, estão destinados R$ 3,3 milhões para os novos voos da temporada IATA W24, com a primeira chamada sendo realizada em Junho de 2024.

Fábio Cardoso