Valdeno Brito disputa pela 1ª vez um Brasileiro de Kart

Esportes

O 54º Campeonato Brasileiro de Kart Prati-Donaduzzi está na segunda e última fase, reunindo cerca de 200 pilotos no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, PR. No sábado, 27, quando serão realizadas as finais, os portões serão abertos às 8h. Embora tenha iniciado sua carreira no esporte a motor pelo kart, esta será a estreia de Valdeno Brito em campeonatos nacionais.

“Estou curtindo a oportunidade de competir no kart. Espero me divertir muito. E claro: no final, ganhar um troféu”, disse o piloto paraibano, radicado em Londrina, PR. Ele vai competir pela categoria Super Sênior.

Valdeno, que integra a equipe Prati-Donaduzzi na Stock Car, começou no kart aos 18 anos, na Paraíba. Entretanto, logo depois passou a fazer os motores dos carros roncarem. “Comecei ‘velho’ para a modalidade e não fiquei muito tempo. Logo passei a pilotar carros. Mesmo assim, sempre fui apaixonado pelo kartismo, seja como treinamento ou diversão”, contou.

A ligação de Valdeno é tão grande com o kart que, inclusive, possui um kart indoor que leva seu nome em Londrina. “O kart tem reações mais semelhantes aos carros de fórmula, bem diferente dos da Stock Car. Mas é excelente, pois tudo é muito rápido: aceleração, contorno de curvas e frenagens. Sem dúvida, uma grande escola”, disse.

Durante a semana, entre uma tomada e outra, Valdeno vai aproveitar para contar um pouco de sua trajetória como piloto aos kartistas. Uma das principais dicas dele é que, além de talento para o esporte (que acaba se descobrindo com o passar do tempo), é preciso entender de mecânica e, sobretudo, ser dedicado.

A trajetória de Valdeno Brito

A história de Valdeno Brito no esporte começou na vela. Nesta modalidade, sagrou-se campeão brasileiro cinco vezes. No início da década de 1990 trocou as águas pelas pistas. Após passar por diversas categorias nacionais, estreou no maior campeonato automobilístico do Brasil, a Stock Car, em 2004.

Em 2008 conquistou sua tão esperada vitória – e justamente na prova mais importante do campeonato, a Corrida do Milhão, em Jacarapaguá, RJ. Paralelamente às atividades na Stock, Valdeno foi bicampeão brasileiro de Gran Turismo em 2010 e 2011, pilotando um Ford GT. Na Stock Car, já participou de 235 corridas, conquistando 8 vitórias, 8 poles e 31 pódios.

Sua prova mais recente foi no último domingo, 21, na 5ª etapa da edição 2019 da Stock Car, realizada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, RS.

Tabloid Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.