Ministério das Relações Exteriores vai repatriar mais um grupo de brasileiros retidos no Peru

Brasil Coronavirus

A Embaixada do Brasil informa que será realizado nesta quarta-feira, 1º de abril, às 14h30, voo fretado pelo Ministério das Relações Exteriores para a repatriação dos turistas brasileiros que permanecem impedidos de sair do Peru em decorrência do estado de emergência em vigor. O voo terá como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos e será operado pela LATAM. Os passageiros serão contatados individualmente pela Embaixada nas próximas horas.

No comunicado, a embaixada solicita que somente os passageiros contatados compareçam à Embaixada do Brasil, às 9h, de onde será disponibilizado transporte em direção à Base Aérea de Callao (Grupo Aéreo Nº 8). O ingresso na Base Aérea será realizado exclusivamente por meio do transporte gentilmente disponibilizado pelas autoridades peruanas. Não será autorizada entrada de veículos particulares ou de passageiros a pé na Base Aérea.

Por determinação das autoridades locais, será exigido de todos os passageiros o uso de máscara de proteção durante toda a operação. A Embaixada recomenda a todos os passageiros que levem água e comida para toda a viagem, uma vez que não foi possível confirmar serviço de bordo com as empresas de “catering”.

A Embaixada esclarece que, conforme disposto pela Portaria Nº 152, de 27 de março de 2020, apenas cidadãos brasileiros ou estrangeiros com Registro Nacional de Estrangeiro poderão ingressar em território brasileiro. Não será permitido, portanto, embarque de estrangeiros que não se enquadrem no disposto pelo art. 4º da referida Portaria, cuja íntegra está disponível em https://www.conjur.com.br/dl/portaria-restringe-entrada-estrangeiros.pdf .

Aos passageiros que estejam distantes da Embaixada, recomenda-se que imprimam em uma folha A4 o logotipo da Embaixada do Brasil em Lima e a posicionem no para-brisas do veículo a ser utilizado para chegar à Embaixada. Adicionalmente, poderá ser baixada carta a ser utilizada em caso de bloqueio, cuja cópia está disponível em http://lima.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml .

Recomenda-se aos passageiros estrito cumprimento dos protocolos de saúde determinados pelas autoridades sanitárias em relação ao COVID-19.

Redação